Egito: Unesco pede respeito ao patrimônio cultural e liberdade de expressão
PARIS, 1 Fev 2011 (AFP) -A diretora geral da Unesco, Irina Bokova, lançou nesta terça-feira um apelo para que "se proteja o patrimônio cultural do Egito, e se respeite a liberdade de expressão".
Em um comunicado, Bokova manifestou sua compaixão pelas vítimas do "protesto cívico", e deplorou os mortos nas manifestações, antes de pedir que o patrimônio cultural egípcio, "símbolo da identidade nacional" e "legado ancestral da humanidade", seja respeitado.
"Uma boa prova disse é esse cordão humano de proteção que centenas de cidadãos formaram em torno do museu para protegê-lo", destacou Bokova, aludindo à iniciativa de jovens egípcios em relação ao Museu Egípcio do Cairo, que guarda verdadeiras relíquias da antiguidade.
Na nota, a diretora da Unesco expressa também "sua preocupação com a situação da livre circulação da informação e da liberdade de imprensa" no Egito, criticando a suspensão dos acesso à internet, o bloqueio da imprensa e os espancamentos de jornalistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.