Topo

Sony lança o NGP, seu novo console portátil de jogos

27/01/2011 17h05

TÓQUIO, 27 Jan 2011 (AFP) -A gigante da tecnologia de entretenimento Sony lançou, esta quinta-feira, o NGP, seu novo console de vídeo game dotado de tela tátil, que tem a missão de enfrentar a concorrência de Nintendo e Apple no competitivo mercado de games portáteis.

Em um evento especial para a imprensa, celebrado em Tóquio, a Sony também lançou um aplicativo "Suite" para versões mais antigas dos jogos PlayStation, que permitirá que sejam jogados em celulares e tablets equipados com o sistema operacional Android, do Google.

O dispositivo portátil, chamado "Next Generation Portable" (Nova Geração Portátil ou NGP), sucederá o Playstation Portátil (PSP), vídeo game de bolso da Sony, e traz conexão 3G e WiFi, permitindo aos usuários baixar games e outro conteúdo, explicou Kazuo Hirai, presidente e chefe executivo do grupo.

O NGP é equipado com tela OLED de cinco polegadas sensível ao toque, receptor GPS, sensor de movimento e painel traseiro para controlar certas ações, bem como botões de navegação e joystick.

Segundo a Sony, os softwares ficarão disponíveis em um pequeno cartão de memória flash.

O equipamento também incorporará câmeras frontais e traseiras e controles giroscópicos.

A Sony explicou que o equipamento estará disponível no fim de 2011 e chegará ao mercado antes da temporada de compras de fim de ano, mas não divulgou o preço.

Lançado em 2009, o PSP Go, também da Sony, já permite baixar programas através de conexão sem fio, permitindo aos jogadores navegar na internet, assistir a filmes, ouvir música e ler livros e revistas em quadrinhos.

A Nintendo, sua concorrente no setor de games, também está prestes a lançar seu novo aparelho portátil 3DS, no próximo mês, que permitirá aos usuários jogar vídeo games tridimensionais sem a necessidade de usar óculos especiais, sendo o primeiro dispositivo de games a tornar isto possível.

"O NGP tem novas propriedades fascinantes, tais como um painel sensível ao toque na parte traseira, o que seria suficiente para diferenciá-lo dos consoles de games concorrentes", disse Hiroshi Sakai, analista da companhia SMBC Friend Securities.

"É fácil tentar comparar o NGP com o 3DS da Nintendo, mas eles já conquistaram dois tipos diferentes de consumidor. A Sony arrebatou os mais exigentes fãs de games ao disponibilizar consoles sofisticados", emendou.

A Sony vendeu quase 65 milhões de consoles PSP até o fim de setembro de 2010, mas o equipamento foi ofuscado pela popularidade do DS, da Nintendo, que vendeu pelo menos o dobro no mesmo ano.

A estratégia da Sony ocorre em um momento em que 'smartphones' e 'tablets' como iPhone e iPad, da Apple, adquirem um fatia cada vez maior do segmento de equipamentos de games portáteis, pois permitem que jogos de alta qualidade sejam facilmente baixados e jogados em questão de minutos.

O PlayStation Suite, aplicativo para o mercado Android, do Google, que permitirá rodar vídeo games de versões mais antigas do PlayStation, estará disponível no fim deste ano.

As ações da Sony Corp. na bolsa de Tóquio fecharam em alta de 1,71% esta quinta-feira.