Topo

Grã-Bretanha prende cinco por ciberataques em prol do Wikileaks

27/01/2011 14h56

LONDRES, 27 Jan 2011 (AFP) -Cinco jovens foram detidos nesta quinta-feira na Grã-Bretanha relacionados com os ciberataques executado pelo grupo "Anonymous", que reivindicou em dezembro ações contra empresas hostis ao site especializado em vazamentos WikiLeaks, anunciou a Scotland Yard.

Os cinco jovens, todos homens e com idades entre 15 e 26 anos, foram detidos no início manhã em suas casas, situadas em várias cidades da Inglaterra por supostas infrações à legislação sobre crimes de informática.

"As detenções estão relacionadas com ações recentes e em curso de ataques DDoS (Distributed Denial of Service, ataques distribuídos de negação de serviço) por parte de um grupo na internet que se denomina 'Anonymous", afirma um comunicado oficial.

A investigação policial foi iniciada em dezembro de 2010, em conjunto com outras agências da Europa e dos Estados Unidos, depois que o grupo foi accusado de executar ataques DDoS contra várias empresas.

Segundo a legislação sobre crimes virtuais, este tipo de ataque acarreta uma pena máxima de 10 anos de prisão e 5.000 libras (8.000 dólares) de multa.

O "Anonymous", um grupo de ciberativistas organizado em fóruns da internet, foi acusado em dezembro de ter executado ataques contra sites consideradps hostis ao WikiLeaks ou que cortaram o financiamento depois do início da difusão de milhares de telegramas diplomáticos americanos confidenciais.

Entre os alvos figuraram, entre oitros, as empresas de cartão de crédito Visa e MasterCard, a popular página de pagamentos pela internet Pay Pal, a filial bancária dos correios suíço, Postfinance, e outras páginas oficiais na Suécia, país que pede à Grã-Bretanha a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, por supostos crimes sexuais.

Os ataques DDoS são executados simultaneamente a partir de um grande número de computadores para bloquear ou sobrecarregar um portal.