Topo

Anthony Hopkins e Alice Braga exorcizam demônios em 'The Rite'

27/01/2011 19h53

LOS ANGELES, 27 Jan 2011 (AFP) -O ator britânico Anthony Hopkins enfrenta o demônio em "The Rite", filme de Mikael Hafstrom, onde interpreta um talentoso, mas irascível sacerdote exorcista, encarregado de convencer um jovem seminarista cético sobre a existência do bem e do mal.

O filme é uma adaptação de um livro do autor americano Matt Baglio, que durante vários anos seguiu as atividades de um sacerdote californiano, que recebe uma formação sobre o exorcismo no Vaticano antes de "exercer" nos Estados Unidos, onde nesta sexta-feira o filme estreia.

O filme conta com a participação da atriz brasileira Alice Braga - sobrinha de Sônia Braga - que confessou à AFP que "nunca havia pensado muito no exorcismo, nem no diabo, nem em Deus".

"São questionamentos que valem a pena ser feitos e acreditados. Não posso dizer que realmente acredito, mas posso dizer que acredito mais que antes", de rodar este filme, disse Alice.

No filme, é o jovem Michael Kovav (interpretado pelo irlandês Colin O'Donoghue, que faz sua estreia no cinema), quem parte para o Vaticano para seguir uma formação de exorcismo, sem grande convicção. Até que encontra o padre Lucas (Anthony Hopkins), que o faz duvidar de suas certezas.

Hopkins, de 73 anos, é um fã da dúvida. Para se preparar para o papel como sacerdote exorcista, leu muito. "Quando você é um ator, não é uma tolice reunir a maior quantidade possível de informação e ler muitos livros. Ler ainda mais...", disse.

"É muito gratificante. Coloquei uma grande quantidade de informação na minha cabeça para ter um ponto de referência", acrescentou antes de concluir: "Tudo o que sei agora é que não sei nada, e não tenho nenhuma certeza".

No filme, o pai de Lucas termina sendo possuído pelo diabo, e o jovem seminarista, ao lado de uma jornalista fascinada por temas de exorcismo (Alice Braga), terá que acabar com o diabo de seu mentor em uma cena longa e difícil.

Alice Braga reconheceu, por sua vez, ter aprendido muito com Hopkins. Para ela significou "um curso de atuação".

"Ele se prepara de uma maneira impressionante, ele esculpe cada frase que deve pronunciar. Muda em cada tomada, não para nunca de buscar ou tentar algo novo", disse em tom de admiração a atriz de 27 anos.