Topo

'O Discurso do Rei' sai na frente da disputa pelo Oscar com 12 indicações

25/01/2011 14h44

BEVERLY HILLS, EUA, 25 Jan 2011 (AFP) -O drama de época inglês "O Discurso do Rei" recebeu indicações em 12 categorias do Oscar 2011, o principal prêmio do cinema mundial, que anunciou os competidores deste ano nesta terça-feira.

O filme, que recebeu pouca atenção na época de seu lançamento e é estrelado por Colin Firth, brilhante no papel do rei George VI, desbancou favoritos como "A Rede Social", que abocanhou o maior número de estatuetas do Globo de Ouro 2011, no começo do mês.

"Bravura Indômita", refilmagem do clássico do western pelas mãos dos geniais irmãos Coen, ficou em segundo lugar em número de indicações, com 10 categorias, seguido por "A Rede Social" e "A Origem", com oito.

"O Discurso do Rei" era considerado um azarão na corrida pelo Oscar, e teve desempenho decepcionante no Globo de Ouro.

Firth, que ganhou o Globo de Ouro por sua atuação, é agora um dos favoritos a levar para casa a cobiçada estatueta de Melhor Ator, que será entregue no dia 27 de fevereiro.

Helena Bonham Carter, que interpreta a esposa do rei George VI, concorre na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante com Amy Adams e Melissa Leo, que estão em "O Vencedor", Hailee Steinfeld ("Bravura Indômita") e Jacki Weaver ("Reino Animal").

Especialistas apostavam em "A Rede Social", bem recebido pela crítica e pelo público, para a primeiro lugar das indicações, depois dos quatro prêmios no Globo de Ouro.

Observadores da indústria, porém, estimam que a produção britânica faz mais o estilo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e de seus 6.000 membros.

"O Discurso do Rei" também recebeu uma boa notícia no último final de semana, quando foi premiado pelo Sindicato dos Produtores americanos.

Os indicados do Oscar foram anunciados pela vencedora da estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante de 2010, Mo'Nique, e pelo presidente da Academia, Tom Sherak.

Os dez filmes indicados para o principal prêmio da 83ª edição do Oscar são: "O Cisne Negro", "O Vencedor", "A Origem", "Minhas Mães e Meu Pai", "127 Horas", "A Rede Social", "Toy Story 3", "Bravura Indômita" e "Inverno da Alma".

Os cinco atores que disputam a estatueta de Melhor Ator são: Javier Bardem ("Biutiful"), Jeff Bridges ("Bravura Indômita"), Jesse Eisenberg ("A Rede Social"), Colin Firth ("O Discurso do Rei") e James Franco ("127 Horas").

As cinco atrizes que concorrem na categoria Melhor Atriz são: Annette Bening ("Minhas Mães e Meu Pai"), Nicole Kidman ("Reencontrado a Felicidade"), Jennifer Lawrence ("Inverno da Alma"), Natalie Portman ("Cisne Negro") e Michelle Williams ("Namorados Para Sempre").

Os indicados para melhor filme de animação foram "Como treinar seu dragão", "O mágico" e "Toy Story 3", que também disputa a categoria principal

Em contraposição ao Oscar, na véspera foram divulgados os indicados do Framboesa de Ouro, que a cada ano premia o pior de Hollywood.

A segunda parte de "Sex and the City" e suas protagonistas, assim como o episódio mais recente da saga "Crepúsculo" junto ao seu elenco, arrasaram em termos de indicações.

Os indicados a Pior Filme foram "Caçador de Recompensas", "O último mestre do ar", "Sex and the City 2", "Saga Crepúsculo: Eclipse" e "Os vampiros que se mordam", com seus respectivos diretores, mas foi poupado o cineasta do primeiro filme para dar lugar a Sylvester Stallone, nomeado como Pior Diretor por "Os Mercenários".

Os indicados a Pior Ator são: Jack Black ("As viagens de Gulliver"), Gerard Butler ("Caçador de Recompensas"), Ashton Kutcher ("Par Perfeito" e "Idas e vindas do amor"), Taylor Lautner ("Saga Crepúsculo: Eclipse" e "Idas e vindas do amor") e Robert Pattinson ("Lembranças" e "Saga Crepúsculo: Eclipse").

Na categoria feminina, as indicadas são: Jennifer Aniston ("Caçador de Recompensas" e "Coincidências do Amor"), Miley Cyrus ("A última música"), Megan Fox ("Jonah Hex"), Kristen Stewart ("Saga Crepúsculo: Eclipse") e todas as protagonistas de "Sex and the City", Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon.

Outras das categorias que o Framboesa de Ouro premia são Pior Casal na Tela e Pior Elenco. Repetiram como indicados Jennifer Aniston e Gerard Butler pela comédia massacrada pela crítica "Caçador de Recompensas", Josh Brolin e Megan Fox em "Jonah Hex", todo o elenco de "Sex and The City 2", todo o elenco da "Saga Crepúsculo: Eclipse" e de "O último mestre do ar", de M. Night Shyamalan.

A modesta cerimônia da Framboesa de Ouro será realizada no sábado, 26 de fevereiro, horas antes da cerimônia do Oscar em Hollywood.