Topo

Chanel opta por tons rosados e transparências nacaradas

25/01/2011 19h53

PARIS, 25 Jan 2011 (AFP) -Um ar de frescura juvenil soprou nesta terça-feira em Paris, no desfile de alta-costura de Chanel para o próximo verão. Foi apresentada uma gama de vestidos de um tom rosado cada vez mais pálido e com transparências nacaradas, em modelos recatados, com ombros cobertos e poucos decotes.

"Os corpos são apenas adivinhados" entre bamboleios, resume a atriz Diane Kruger à AFP.

É uma coleção "bastante pudica", reconhece Karl Lagerfeld. "Vemos agora tanta carne exposta que sentimos desejo de mais refinamento, moderação. O lado misterioso não impede que seja resplandecente! Existe também mistério no frescor", afirma.

O estilista diz ter buscado inspiração na paleta da pintora francesa Marie Laurencin (1883-1956), principalmente em "seus tons rosados e cinza pálido, evanescentes, com leves pinceladas de negro".

"Estas cores pálidas têm muito a ver com Chanel", comenta. A cor, em todos os seus matizes, domina nos vestidos para o dia, evitando no entanto, o muito adocidado e o insosso. As jaquetas em tweed bordado são usadas com um jeans ajustado, de cores diluídas, algumas vezes com um cachecol amarrado nos quadris.

"É desta forma que nossas clientes os usam hoje em dia", fugindo dos tailleurs, diz Lagerfeld.

Para a noite, o rosado se desvanece um pouco mais, entrando bordados sofisticados, com tons nacarados e cores cintilantes.

Lantejoulas, cristais e vitrilhos "estão presentes em milhões", destaca Lagerfeld, prestando homenagem, como faz sempre, à paciência infinita das costureiras.

Para representar a noiva no dia do casamento, o estilista recorreu à ex-modelo andrógina Kristen McMenamy, de 46 anos, cobrindo-a com nácar e reflexos de ouro, num vestido sem mangas, mas com luvas longas.

A musa de Lagerfeld, a modelo Baptiste, assistiu ao desfile, no qual estavam presentes numerosas personalidades, entre elas as atrizes Kirsten Dunst e Sandrine Kiberlain, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, o ator Gaspard Ulliel, famoso por uma publicidade de um perfume da marca.