Topo

Grand Palais de Paris fica aberto 24 horas para final da exposição sobre Monet

Obras de Monet exibidas no Grand Palais, em Paris (20/09/2010) - Getty Images
Obras de Monet exibidas no Grand Palais, em Paris (20/09/2010) Imagem: Getty Images

21/01/2011 14h07

PARIS, 21 Jan 2011 (AFP) - O Grand Palais em Paris ficará excepcionalmente aberto 24 horas a partir da manhã desta sexta-feira até a noite de segunda-feira para os últimos dias da exposição sobre o mestre do impressionismo Claude Monet, em razão do enorme sucesso da retrospectiva. 

Cerca de 65 mil pessoas são esperadas entre esta sexta-feira e segunda-feira (21h local).

Ainda dá tempo de aproveitar a apresentação excepcional em termos de amplitude e qualidade, que está em exposição desde 22 de setembro nas Galerias Nacionais do Grand Palais, perto da Champs Elysées. Apenas metade dos lugares está acessível para reservas, o resto é vendido nos guichês.

A exposição apresenta 170 telas de Claude Monet (1840-1926), vindas do Musée d'Orsay em Paris, cerca de 50 delas, e o restante de museus estrangeiros e coleções privadas. Algumas, vindas dos Estados Unidos e da Rússia principalmente, são raramente emprestadas. A mostra não será itinerante.

Mais de 845 mil pessoas já apreciaram a retrospectiva, a primeira organizada em Paris em 30 anos sobre este pintor francês mundialmente famoso.

A Reunião dos Museus Nacionais (RMN) acredita que a exposição vai atingir um número recorde de visitantes até a noite de segunda-feira, algo jamais visto em Paris desde 1967 na exposição de Tutankhamon (1,2 milhões de visitantes).

"O tempo de espera pode ser de duas a três horas por volta da meia noite, mas pode cair para 25 minutos às 3h00 da madrugada", garantiu a RMN.

Bebidas energéticas e barras de chocolates serão distribuídas pelos organizadores para acalmar os visitantes nas filas de espera, já que a meteorologia anuncia noites frias para este fim de semana.