Topo

Mercado da cibercriminalidade está em alta (estudo)

20/01/2011 18h37

WASHINGTON, 20 Jan 2011 (AFP) -No mercado da cibercriminalidade, os números de cartões de créditos roubados são vendidos a dois dólares e as redes de computadores infectados podem ser utilizadas por 15 dólares, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela empresa de segurança informática Panda Security.

"É um setor em pleno auge e os cibercriminosos são cúmplices entre si e se ajudam mutuamente em seus esforços por roubar dados pessoais para obter lucros financeiros", segundo um relatório elaborado ao fim de uma investigação conduzida por especialistas infiltrados em redes criminosas.

O estudo do PandaLabs - o laboratório da Panda Security, especializado em programas antivírus - se infiltrou em "uma ampla rede de revenda de dados bancários e outros produtos, ativa em fóruns e em mais de 50 lojas on-line especializadas".

Segundo a investigação, os criminosos não estão interessados apenas em obter números de cartões de crédito de débito roubados, mas em "ter uma gama bastante extensa de dados pirateados, como dados bancários, senhas, nomes de usuário, cartões de crédito falsos e mais".

"Como o anonimato tem muita importância, muitos revendedores usam fóruns clandestinos para passar desapercebidos", segundo PandaLabs. "De fato, seu escritório é a internet".

Um número de cartão de crédito ou simples dados bancários podem ser comprados por apenas dois dólares, mas sem nenhuma informação sobre a linha de crédito ou de fundos vinculados a sua conta.

"O preço (dos dados) sobe para 80 dólares caso se trate de uma conta bem abastecida, e supera os 700 dólares se ela tem mais de 82 mil dólares", indica o estudo.

Para ter acesso a uma rede de "botnets" - computadores contaminados que podem ser acionados à distância - o preço começa em 15 dólares.