Topo

'O Discurso do Rei' domina indicações para o Bafta

18/01/2011 11h58

LONDRES, 18 Jan 2011 (AFP) -Colin Firth e Natalie Portman têm a chance de repetir o prêmio de interpretação do Globo de Ouro no Bafta, o Oscar britânico, que teve suas indicações anunciadas nesta terça-feira.

Os filmes "O Discurso do Rei", um estudo sobre o rei George VI, e "Cisne Negro", um drama no mundo do balé, lideram as indicações, com 14 e 12 chances de vitória respectivamente.

O thriller "A Origem", estrelado por Leonardo di Caprio, recebeu nove indicações, enquanto "127 Horas", do britânico Danny Boyle, e "Bravura Indômita", dos irmãos Joel e Ethan Coen, receberam oito cada.

"A Rede Social", versão da fundação do site Facebook e grande vencedor do Globo de Ouro no último domingo, concorre em seis categorias.

"Alice no País dos Maravilhas" tem cinco indicações ao Bafta, enquanto "Minhas Mães e Meu Pai", sobre um casal lésbico e seus filhos, e o britânico "Made In Dagenham" concorrem em quatro categorias.

"O Vencedor", "Os Homens que não Amavam as Mulheres" e "Toy Story 3" receberam três indicações cada.

O Bafta pode representar uma chance para "O Discurso do Rei" recuperar seu 'momentum' na corrida pelo Oscar, que terá sua premiação em 27 de fevereiro.

O filme recebeu sete indicações ao Globo de Ouro, mas saiu da festa apenas com o prêmio para Colin Firth. Já "A Rede Social" venceu em quatro das seis categorias a que foi indicado.

O Globo de Ouro é considerado por muitos um termômetro do Oscar, enquanto o Bafta foi antecipado em 2002 de abril/maio para tentar ganhar influência.

Firth tem como concorrentes Javier Bardem ("Biutiful"), Jeff Bridges ("Bravura Indômita"), Jesse Eisenberg ("A Rede Social") e James Franco ("127 Horas").

Portman disputa com Annette Bening e Julianne Moore, ambas de "Minhas Mães e Meu Pai", Noomi Rapace ("Os Homens que Não Amavam as Mulheres") e Hailee Steinfeld ("Bravura Indômita").

Na disputa por melhor filme estão "Cisne Negro", "A Origem", "O Discurso do Rei", "A Rede Social" e "Bravura Indômita".

O prêmio de melhor filme britânico tem como indicados "127 Horas", "Another Year", "Four Lions", "O Discurso do Rei" e "Made in Dagenham".

O ator britânico Pete Postlethwaite, que faleceu em 2 de janeiro aos 64 anos, foi indicado na categoria ator coadjuvante por seu papel em "Atração Explosiva".

O misterioso artista de rua Banksy está na disputa na categoria de estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico pelo documentário "Exit Through The Gift Shop".

A cerimônia de premiação da Academia Britânica de Filme e Televisão, que mais uma vez terá como apresentador Jonathan Ross, acontecerá no Royal Opera House de Londres no dia 13 de fevereiro.