Topo

Retratos que Warhol fez para Charles e Diana são colocados à venda

Retratos de Diana e Charles feitos por Andy Warhol são exibidos em Londres (13/01/2011) - Carl de Souza / AFP
Retratos de Diana e Charles feitos por Andy Warhol são exibidos em Londres (13/01/2011) Imagem: Carl de Souza / AFP

13/01/2011 16h12

LONDRES, 13 Jan 2011 (AFP) - Aproveitando o burburinho provocado pelo noivado do príncipe William e da plebeia Kate Middleton, uma galeria de arte londrina pôs à venda dois retratos que o 'rei da pop art' Andy Warhol fez dos pais do noivo, Charles e Diana, por ocasião de seu casamento.

Os quadros, que Warhol pretendia a princípio dar de presente ao casal, nunca foram exibidos desde que o artista americano os concluiu em 1982, um ano depois do casamento, e acabou vendendo-os a um colecionador britânico, explicaram os encarregados da Opera Gallery.

Aproveitando o interesse despertado pelo noivado, em 29 de abril, entre William e Kate, a galeria espera vender o díptico por dois milhões de libras (3,1 milhões de dólares ou 2,4 milhões de euros).

"Warhol é um artista com o qual nunca se perde dinheiro", explicou o diretor da Opera Gallery, Jean-David Malat, destacando que receberam muito interesse.

Os retratos são diferentes daqueles que Warhol (1928-1987) fez de outros famosos como Marilyn Monroe, Mao Tse Tung e Michael Jackson, pois os modelos aparecem da metade para cima, com o fundo azul no caso do príncipe Charles em uniforme de gala e rosa no caso de Diana, elegantemente vestida e usando joias.