Topo

WikiLeaks perde mais de US$ 620 mil por semana, diz Assange

10/01/2011 10h30

GENEBRA, 10 Jan 2011 (AFP) -O site WikiLeaks enfrenta dificuldades financeiras e perde mais de 620.000 dólares por semana desde que começou a divulgar as notas de diplomatas americanos, afirmou o fundador do portal, Julian Assange, em uma entrevista aos jornais suíços La Tribune e 24Heures.

Indagado se as pressões sofridas poderão acabar com suas atividades, Assange explicou: "do ponto de vista pessoal, não. Eu diria, inclusive, que as pressões fortalecem minha determinação. Mas do ponto de vista financeira, é outra coisa".

"Perdemos mais de 600.000 francos suíços (620.000 dólares) por semana desde que começou a difusão dos telegramas diplomáticos. Para continuar com nossas atividades, será necessário de uma maneira ou de outra recuperar este dinheiro", acrescentou.

O australiano, que atualmente se beneficia de um regime de liberdade condicional no Reino Unido, espera um processo para uma possível extradição para a Suécia, onde é processado por "agressões sexuais".

A data de seu processo deve fixada durante uma audiência prevista nesta terça-feira em Londres.

Julian Assange desmentiu os rumores de que teria apresentado um pedido de asilo na Suíça, mas disse que a questão continua em aberto.

"Estamos refletindo sobre o país mais apropriado em termos de segurança para mim e minha equipe. Nada está decidido. A Suíça continua sendo uma possibilidade", declarou.

"Tampouco excluímos a Austrália", acrescentou.