Topo

Entretenimento

Quadro de Gauguin em homenagem a Van Gogh será leiloado em Londres

07/01/2011 14h45

LONDRES, 7 Jan 2011 (AFP) -Um quadro pintado no final da vida pelo francês Paul Gauguin (1848-1903), em homenagem a Vincent Van Gogh, será leiloado no dia 9 de fevereiro, em Londres, por um preço estimado entre 7 e 10 milhões de libras (entre 8,4 e 12 milhões de euros), anunciou nesta sexta-feira a Christie's.

"Nature morte à 'l'Espérance'", realizado em 1901, será o ponto alto da tradicional venda de arte impressionista e moderna organizada pela casa de leilões londrina.

A obra, um dos quatro quadros pintados por Gauguin em homenagem a seu amigo Van Gogh, poderá ultrapassar as estimativas, declarou à AFP Giovanna Bertazzoni, diretora de arte impressionnista e moderna da Christie's.

"Nature morte à 'l'Espérance'" é também uma homenagem ao pintor francês Pierre Puvis de Chavannes (1824-1898), de quem Gauguin gostava muito. Este último pintou entre 1871 e 1872 o quadro "L'Espérance", simbolizando a esperança da renovação, após a guerra franco-prussiana, e apresentado sob a forma de uma jovem nua destacando-se numa paisagem de desolação. Gauguin pintou uma silhueta semelhante no canto de sua tela.

lv/ai/sd

 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento