Baixista do Japan, Mick Karn, morre aos 52 anos
LONDRES, 5 Jan 2011 (AFP) -O baixista do extinto grupo britânico Japan, Mick Karn, morreu em Londres, aos 52 anos, depois de uma longa batalha contra o câncer, segundo um comunicado postado em seu site.
Nascido na Nicósia (Chipre) em 24 de julho de 1958, Mick Karn, cujo verdadeiro nome era Anthony Michaelides, imigrou para o Reino Unido aos três anos e lá fundou os Japan com o vocalista David Sylvian e seu irmão e baterista Steve Jansen.
A banda de glam rock evoluiu para um som mais eclético com influências tecno e orientais e gravou cinco álbuns, sendo que os dois primeiros foram lançados em 1978 - "Adolescent Sex" e "Obscure Alternatives" -, embora seu primeiro grande sucesso tenha chegado com "Quiet Life", que lhes valeu um contrato com a gravadora Virgin.
Em 1981, gravaram seu melhor álbum, "Tin Drum", mas o sucesso não impediu que se separassem no mesmo ano devido a desavenças entre Karn e Sylvian.
Considerado um dos melhores baixistas britânicos, Karn se manteve ativo e gravou um álbum solo, "Titles", antes de formar o grupo Dali's Car com o ex-cantor do Bauhaus, Peter Murphy. Os dois iam voltar a trabalhar juntos quando os médicos diagnosticaram um câncer em Karn em junho passado.
Karn, que também era escultor, trabalhou com músicos de todos os estilos, de Jeff Beck a Pete Towshend, passando por Bill Bruford.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.