Topo

Atribuição de uma "Piedad" a Goya causa polêmica na Espanha

27/12/2010 12h56

MADRI, 27 dez 2010 (AFP) - Está sendo motivo de muita controvérsia entre os estudiosos, a atribuição da autoria de uma "Piedad", datada de aproximadamente 1774, ao mestre espanhol Francisco de Goya (1734-1828), relata o jornal El País na edição desta segunda-feira.

A tela, que pertence a um colecionador privado de Barcelona, foi considerada de autoria de Goya pelo especialista Arturo Ansón Navarro.

O quadro de pequenas dimensões (83 cm por 58) que representa a Virgem com o Cristo morto em seu regaço, era imputado, até então, ao pintor espanhol Francisco Bayeu (1734-1795), cunhado e amigo de Goya.

"Não tenho dúvidas sobre a tela. Estudo há mais 30 anos a pintura aragonesa e espanhola do século 18", explicou Arturo Ansón Navarro a El País, relatando o percurso da obra de arte, procedente de Zaragoza, capital da região de Aragão, terra natal de Goya.

Navarro diz ter-se baseado em vários detalhes da tela, principalmente a inscrição "Inri" aos pés dos personagens, e nas semelhanças dos traços com os trabalhos contemporâneos de Goya.

Outros técnicos mostram-se mais prudentes. A conservadora-chefe do Museu do Prado, especializada em pintura do século 18, Manuela Mena, "prefere não se pronunciar", enquanto outro especialista que prefere não ter o nome divulgado estima que "no melhor dos casos, seria um obra de quando 'Goya ainda não era Goya'", segundo o jornal.

Outro técnico, Ismael Gutiérrez Pastor, "não tem nenhuma dúvida sobre a autoria de Goya" diz a El País.