Topo

Deus sempre é fiel a suas promessas, afirma o Papa à BBC

24/12/2010 09h19

LONDRES, 24 dez 2010 (AFP) -O Papa Bento XVI afirmou que Deus "sempre é fiel a suas promessas", mas que pode "surpreender" pela forma de cumpri-las, em uma mensagem de Natal de rádio divulgada nesta sexta-feira pela BBC.

"Estou feliz por ter a oportunidade de saudá-los novamente e de saudar aos ouvintes agora que nos preparamos para celebrar o nascimento de Cristo", declarou o Papa na mensagem gravada quarta-feira em Roma e divulgada três meses depois de sua história visita à Grã-Bretanha.

"Deus sempre é fiel a suas promessas e nos surpreende geralmente na forma como as cumpre", afirmou o chefe da Igreja Católica.

Bento XVI citou como exemplo o fato de que "os filhos de Israel esperavam o messias que Deus havia prometido e o imaginavam como um grande dirigente que os libertaria da dominação estrangeira", na época em que a Terra Santa formava parte da Império Romano.

"Mas Deus lhes surpreendeu porque foi um menino, Jesus, que veio para salvá-los", completou.

O Sumo Pontífice concluiu a mensagem desejando um "feliz Natal" aos ouvintes.

O Papa fez sua primeira visita à Grã-Bretanha há três meses, a primeira de um chefe da Igreja Católica a este país desde o cisma anglicano, no século XVI.

Bento XVI teve a mensagem divulgada no programa matinal da Radio 4, uma das emissoras da BBC, no segmento "Pensamento do dia", que dá a palavra durante três minutos a personalidades de religiões diferentes ou a fiéis.

Segundo o diretor da Radio 4, Gwyneth Williams, este é o primeiro texto do Papa escrito especialmente para um programa de rádio.

A intervenção de Bento XVI foi criticada pelo presidente de Sociedade Secular Nacional britânica, Terry Sanderson, para quem "depois da insistência da BBC durante a visita do Papa, a difusão desta mensagem demonstra a obsessão da companhia pela religião, apesar da população em sua maioria ser indiferente".