Topo

Pequim proíbe uso do inglês em textos chineses

22/12/2010 06h43

PEQUIM, 22 dez 2010 (AFP) -Para preservar a "pureza" da língua chinesa, os jornais, revistas, livros e sites da China ficarão proibidos de utilizar termos em inglês, anunciou uma agência governamental.

"O uso crescente de palavras e abreviaturas em inglês prejudica gravemente a padronização e a pureza da língua escrita e oral chinesa", afirma uma diretriz divulgada na segunda-feira pela Administração Geral da Imprensa e Edição, e publicada nesta quarta-feira pelos jornais.

"Este hábito destrói um entorno linguístico e cultural saudável e harmonioso, e exerce uma influência nefasta na sociedade", completa o texto.

"Em consequência fica proibido introduzir termos estrangeiros como palavras ou abreviaturas inglesas nas publicações em chinês e criar termos que não são chineses nem estrangeiros, de significado pouco claro".

As empresas que não respeitarem a diretriz podem receber sanções administrativas.

Algumas siglas em inglês são usadas regularmente pela imprensa chinesa, como NBA (a liga de basquete profissional dos Estados Unidos), GDP (Produto Interno Bruto, PIB em português), CPI (índice de preços ao consumidor) e WTO (Organização Mundial do Comércio, OMC em português).

A Administração permite, no entanto, a possibilidade do uso de termos estrangeiro em caso de necessidade, seguidos da tradução ou de uma explicação em chinês.

Os nomes dos locais ou de pessoas deverão ser igualmente traduzidos, segundo o jornal de língua inglesa China Daily, que publica as declarações do diretor de uma editora de Pequim com críticas à medida.

"A intenção de proteger a língua chinesa é boa, mas com a globalização, quando certas siglas em inglês como WTO (Organização Mundial do Comércio) são amplamente aceitos pelos leitores, eliminá-las me parece exagerado", declarou a fonte, que pediu para não ser identificado.

"Na conversa, as pessoas também utilizam estas palavras todo o tempo, a regulamentação pode distanciar a língua escrita da oral", considerou.