Topo

Fotógrafo brasileiro é escolhido melhor Fotógrafo de Agência do Ano pela Time

Soldado do exército do Afeganistão reza durante patrulha no país em foto realizada pelo brasileiro Mauricio Lima em 5 de abril de 2010. O profissional foi eleito como Fotógrafo de Agência do Ano pela revista "Time" - Mauricio Lima/AFP
Soldado do exército do Afeganistão reza durante patrulha no país em foto realizada pelo brasileiro Mauricio Lima em 5 de abril de 2010. O profissional foi eleito como Fotógrafo de Agência do Ano pela revista "Time" Imagem: Mauricio Lima/AFP

22/12/2010 12h37

WASHINGTON, 22 dez 2010 (AFP) -A revista americana Time anunciou nesta quarta-feira a escolha do repórter fotográfico brasileiro Mauricio Lima, da AFP, como Fotógrafo de Agência do Ano por seu "trabalho excepcional" na cobertura da guerra no Afeganistão.

O fotógrafo acompanhou um pelotão de fuzileiros navais americanos durante quatro semanas na província de Helmand, e trabalhou sozinho rodando por todo o país a partir de Cabul ao longo de um mês.

Lima trabalha baseado em São Paulo, mas já fotografou em vários países da América Latina e do Oriente Médio, incluindo o Iraque. Seu trabalho no Afeganistão, porém, foi o que chamou a atenção da Time.

www.time.com/time/photogallery

Entre as imagens excepcionais destacadas pela Time está o primeiro plano de um afegão detido pelas forças americanas, que aparece com o rosto coberto por um pedaço de tecido, imagem incluída em diversas seleções das melhores fotos de 2010 nos Estados Unidos.

Outras fotos mostram crianças brincando e jogando críquete em Cabul e agentes da polícia afegã, além de fuzileiros americanos em seus momentos de descanso.

"As fotos que tiro são intuitivas", disse Lima à Time.

"Percorro um lugar e observo as pessoas, o que fazem, o que seu olhar diz. Meu trabalho é acompanhar estas histórias pessoais e documentá-las", afirmou.