Topo

Museu do Prado expõe quadros de Rubens na internet

20/12/2010 21h25

MADRI, 20 dez 2010 (AFP) -As obras do pintor flamengo Peter Paul Rubens que se encontram no Museu do Prado em Madri estão disponíveis no site do museu a partir desta segunda-feira, graças ao vídeo interativo "Rubens 360°", anunciou a instituição.

Com esta "iniciativa pioneira", o museu madrileno convida os internautas a explorar "cada um dos quadros de Rubens que estão expostos no Prado", explicou em um comunicado.

"A novidade está na possibilidade de explorar as obras expostas ao clicar sobre cada uma delas e acessar sua imagem em alta resolução, acompanhada por informações complementares em texto, áudio ou vídeo", acrescentou o museu.

Concretamente, o vídeo permite que os internautas acessem os conteúdos interativos tais como as fichas técnicas dos quadros de Rubens ou os vídeos explicativos do conservador em chefe da pintura flamenga do Prado.

Entre as obras que podem ser dissecadas pelos usuários do site estão "As Três Graças" e "Diana e suas ninfas surpreendidas por Sátiros".

Em janeiro de 2009, o Museu do Prado já havia inovado ao se aliar com o Google Earth para propor aos internautas a visualização em detalhes de 14 quadros, tais como "As Meninas", de Velázquez, "O Jardim das Delícias", de Hieronymus Bosch, "O Três de maio", de Francisco Goya, "Ártemis", de Rembrandt, ou ainda "Homem com a mão ao peito", de El Greco.