Topo

Veterano apresentador Larry King pendura os suspensórios

17/12/2010 06h57

LOS ANGELES, 16 dez 2010 (AFP) -Larry King, o veterano entrevistador da rede americana de notícias CNN, pendurou os célebres suspensórios na quinta-feira, depois de 25 anos recebendo os poderosos e famosos do mundo, em um programa emotivo de despedida no qual foi homenageado por presidentes e apresentadores de emissoras rivais.

O jornalista de 77 anos será substituído pelo britânico Piers Morgan. Ele anunciou no início do ano que deixaria de apresentar o "Larry King Live", o programa que estreou na sede da emissora em Atlanta em 1985.

Para honrar a tradição de receber estrelas do mundo do entretenimento e líderes políticos, durante a semana King entrevistou no estúdio de Sunset Boulevard, em Hollywood, Barbra Streisand e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Durante o último programa, o presidente americano Barack Obama apareceu em uma mensagem gravada na qual chamou Larry King de "um dos gigantes da imprensa", enquanto os rivais de outros canais, como Barbara Walters, Diane Sawyer e Katie Couric, sentaram à mesa com o entrevistador para prestar tributo.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, apareceu no início do programa para anunciar que havia proclamado o "dia de Larry King" no estado.

Durante o programa, o humorista Fred Armisen fez uma participação com uma imitação de Larry King, na qual entrevistava o apresentador vestido como o próprio e com seu tom de voz.

O programa também contou com participações do cantor Tony Bennett e da família de King, com direito a uma imitação do entrevistado feita por um de seus filhos.

Quase ao fim do programa, o ex-presidente Bill Clinton chegou aos estúdios para sua 28ª participação no programa.

Nascido Larry Zeiger no bairro nova-iorquino do Brooklyn, o ícone da CNN tornou-se uma das figuras mais conhecidas da televisão americana. Ele começou a carreira como apresentador de um programa de rádio.

Ao longo das últimas décadas, o apresentador de voz grave entrevistou todo mundo que importa, incluindo todos os presidentes dos Estados Unidos desde Gerald Ford.

Entre os destaques de sua longeva carreira estão as entrevistas com o fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, cercado de "coelhinhas", e com o boxeador Mike Tyson, dentro do ringue da arena MGM Grand em Las Vegas, além do líder palestino Yasser Arafat.

Há quem critique seu estilo de entrevista por ser pouco incisivo, mas outros argumentam que é justamente graças a isto que ele deve os principais furos de sua carreira, que ajudaram a CNN a consolidar sua credibilidade nos primeiros anos.

Vencedor do prêmio Emmy, Larry King contabiliza mais de 40.000 entrevistas ao longo dos anos. Recentemente, quebrou o recorde mundial por capitanear o programa de entrevistas mais longevo no mesmo horário com o mesmo apresentador do mundo.

Para celebrar os 40 anos de profissão, a Tinsel Towm homenageou Larry King em 1997 com uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.

O anúncio de que deixava o programa foi feito poucos meses depois do escândalo provocado por seu divórcio e posterior reconciliação com a esposa Shawn Southwick, de 50 anos.

Shawn é a sétima esposa de King, mas este teria sido seu oitavo divórcio, já que ele casou e divorciou duas vezes de Alene Akins, en 1963 e 1972.

Larry, no entanto, insiste que não está se aposentando.

Ele já assinou contrato para participar de quatro especiais por ano para a CNN, e anunciou que aumentará sua dedicação ao trabalho beneficente do qual participa.

Ao fim do último programa, o apresentador afirmou que este não era um adeus e sim um "até logo."

O substituto de King, Pier Morgan, ex-editor de tabloides britânicos, assumirá a vaga em janeiro com um estilo bem diferente.

"Assisti Larry King na maior parte dos últimos 25 anos e o considero um dos maiores entrevistadores de todos os tempos. Sempre sonhei em vestir seus suspensórios", declarou Morgan.