Topo

Time escolhe o fundador do Facebook como a personalidade do ano

15/12/2010 11h53

NOVA YORK, 15 dez 2010 (AFP) -A revista Time escolheu o cofundador do Facebook Mark Zuckerberg a "personalidade do ano", desconsiderando uma campanha de leitores que desejam a honra para o criador do site WikiLeaks, Julian Assange.

Zuckerberg, de apenas 26 anos, é a segunda pessoa mais jovem a receber o título da revista Time.

O editor Richard Stengel afirmou que a rede social criada por Zuckerberg "transforma o modo como vivemos nossas vidas todo dia".

A segunda opção da Time foi o movimento ultraconservador americano 'Tea Party', que teve grande impacto nas recentes eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, seguido por Assange.

Julian Assange, atualmente detido em Londres por acusações de crimes sexuais na Suécia, está no centro de um polêmica global, depois que sua organização Wikileaks vazou telegramas diplomáticos secretos dos Estados Unidos.

Leitores da revista Time votaram em peso em Assange nos últimos dias para que ele fosse escolhido a "personalidade do ano", seguido pela cantora pop Lady Gaga.

Mas Stengel disse que o Facebook se tornou uma influência global de impacto sem precedentes.

"Por conectar mais de meio bilhão de pessoas e mapear as relações sociais entre elas (algo que nunca foi feito antes); por criar um novo sistema de troca de informações que se tornou, ambos, indispensável e às vezes um pouco assustador; e finalmente por ter modificado como nós vivemos nossas vidas de maneiras que são inovadoras e até otimistas, Mark Elliot Zuckerberg é a Personalidade do Ano de 2010 da Time", afirma Stengel em um comunicado.

Em uma entrevista ao canal NBC, Stengel declarou que Zuckerberg se mostrou humilde e profundamente emocionado com o anúncio de que ganhou o prêmio.

Ao contrário do polêmico perfil de Zuckerberg apresentado no filme de Hollywood "A Rede Social", o dono do Facebook é muito sociável, contou Stengle.

"Ele é muito ágil, é muito perspicaz. Mas o que acontece é que publicamente ele se retrai, ele fica tímido", acrescentou.

O controverso presidente afegão Hamid Karzai, apoiado pelos Estados Unidos, e os simpáticos mineiros chilenos que sobreviveram mais de dois meses debaixo da terra foram os outros finalistas da lista da Time.

Em 1927, o aviador americano Charles Lindbergh foi o primeiro "homem do ano", como o prêmio era chamado, da Time, e o mais jovem até então, já que tinha apenas 25 anos.

A edição da Time chega às bancas na sexta-feira.