Topo

Castelo de Versalhes terá hotel de luxo

15/12/2010 17h47

PARIS, 15 dez 2010 (AFP) -O Castelo de Versalhes, um dos monumentos franceses mais visitados, vai transformar uma de suas dependências em hotel de luxo, estreando uma série de operações, na França, destinadas a explorar o potencial econômico das construções históricas, garantindo assim a conservação dos prédios.

O Hôtel du Grand Contrôle, onde moraram controladores financeiros como Turgot, Loménie de Brienne e Necker, vai ser transformado em "hôtel de charme", anunciou na terça-feira Jean-Jacques Aillagon, presidente do estabelecimento público do castelo e do domínio nacional de Versalhes, situado na periferia parisiense.

A abertura deste hotel de luxo com 23 quartos, alguns com vista para a "pièce d'eau des Suisses" e para a "l'Orangerie", é prevista para o fim de 2011.

O estabelecimento público fez uma concessão à empresa privada Ivy International SA, que vai reformar e administrar o prédio do século XVII por 30 anos, no âmbito de uma autorização de ocupação temporária. Esta empresa belga de capital familiar já administra um "hotel de charme" na Bretanha, noroeste da França.

"É uma iniciativa pioneira", destacou Aillagon.

Construído nos anos 1680 pelo arquiteto Jules Hardouin-Mansart, o Hôtel du Grand Contrôle, de uma superfície de 1.700 m², é situado na Rue de l'Indépendance-Américaine, número 12.

O prédio serviu à controladoria geral das finanças de 1723 até a Revolução Francesa, que colocou um fim à monarquia absoluta em 1789. Usado pelo Ministério da Guerra na metade do século XIX, foi utilizado principalmente como refeitório de oficiais até 2006. Sem manutenção por muitos anos, foi devolvido pelo Ministério da Defesa ao Castelo de Versalhes no início de 2009.

"Este imóvel nos foi passado em um estado deplorável", declarou Aillagon. "Queria salvá-lo", acrescentou.

A concessionária se encarregará de pagar os trabalhos de restauração, estimados em 5,5 milhões de euros. O arquiteto responsável por monumentos históricos, Frédéric Didier, dirigirá as obras.

A empresa pagará ao estabelecimento público uma taxa anual pela ocupação do imóvel, calculada proporcionalmente ao volume de negócios do hotel.

Uma convenção entre o Ministério da Cultura e a secretaria do Estado do Turismo, assinada em novembro 2009, encoraja o desenvolvimento do potencial econômico e turístico do patrimônio cultural francês.

O Castelo de Fontainebleau, também localizado na região parisiense, prepara para o ano que vem licitações para o antigo quartel militar de Héronniéres, instalado nas estrebarias reais. "Nós devemos encontrar um destino para essas construções para evitar a ruína", declarou à AFP Jean-François Hébert, presidente do estabelecimento público do Castelo de Fontainebleau. "Uma das possibilidades será criar um conjunto hoteleiro de luxo", sugeriu.

O Centro de Monumentos Nacionais (CMN) pediu a agência Atout France um estudo sobre a possibilidade de instalar estruturas de alojamento em cerca de vinte locais históricos.

Paralelamente, o Hôtel de la Marine em Paris, na Praça da Concórdia, está para alugar por um período bem longo (60 a 80 anos). As licitações para o projeto deste hotel particular do século XVIII já foram abertas.

Atualmente ocupado pelo Estado-Maior da Marinha, que deve deixar o prédio no fim de 2014, esta magnífica construção interessa, em particular, ao empresário Alexandre Allard.