Topo

Cabeça do rei Henrique IV é declarada autêntica

15/12/2010 10h38

PARIS, 15 dez 2010 (AFP) -Cientistas consideraram autêntica a cabeça do rei Henrique IV, encontrada após vários séculos de peregrinação em casa de um aposentado, em 2008.

Está em "muito bom estado de conservação", apresentando cabelos e restos de barba, diz um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ), que relata a surpreendente descoberta.

"Está ligeiramente escurecida, com os olhos semicerrados e a boca aberta e apresenta vários sinais distintivos: uma pequena mancha de 11 mm abaixo da narina direita, um orifício atestando o uso de brinco na orelha direita, como era moda na corte dos Valois, e uma lesão óssea acima do lábio superior esquerdo, marca de uma estocada feita no rei por Jean Châtel, durante tentativa de assassinato em 27 de dezembro de 1594".

O estudo foi realizado por 19 cientistas dirigidos pelo Dr Philippe Charlier, médico legista de Garches, também conhecido como "o Indiana Jones dos cemitérios"; é famoso por ter revelado o envenenamento por mercúrio de Agnès Sorel, favorita de Charles VII, e demonstrado que os restos conservados no castelo de Chinon não são de Joana d'Arc.

O Dr Charlier trabalhou em colaboração com um dos historiadores de Henrique IV mais conhecidos, Jean-Pierre Babelon.

O estudo, filmado por dois jornalistas, será divulgado em fevereiro na televisão, segundo a produtora Galaxie Presse.

Assassinado por Ravaillac, um fanático católico, em 14 de maio de 1610, Henrique IV foi enterrado na Basílica Saint-Denis, junto com outros reis da França.

Mas em 1793, seu caixão foi aberto por revolucionários, explicou à AFP Rodolphe Huguet, presidente do Cendre (Círculo de estudos de necrópoles dinásticas e reais europeias), apaixonado pela história deste rei.

"O corpo foi atirado numa vala comum, junto com outros. Neste momento, a cabeça deve ter se separado. Após a Revolução, partes de restos reais reapareceram em casa de particulares - um osso, um dedo, cabelos, uma omoplata de Hugues Capet", prosseguiu.