Topo

Maior feira de fotografia do mundo expõe obras de Sebastião Salgado e latino-americanos

Trabalho do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto que integra seleção da Paris Photo 2010 - Reprodução/parisphoto.fr
Trabalho do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto que integra seleção da Paris Photo 2010 Imagem: Reprodução/parisphoto.fr

18/11/2010 13h02

PARIS, 18 Nov 2010 - O brasileiro Sebastião Salgado e quinze outros fotógrafos de nove países latino-americanos terão seu trabalhos expostos em Paris por ocasião da 14ª edição da Paris Photo, grande feira anual da fotografia, que abriu suas portas nesta quinta-feira (18).

A feira, considerada a mais importante do mundo para o gênero, reúne entre quinta e domingo mais de 100 expositores de 25 países, seja em galerias ou em editoriais dedicados à fotografia.

O evento, que acontece no Carrossel do Louvre, traz este ano a mostra "Fragmentos Latino-Americanos", que homenageia fotógrafos e cinegrafistas da região, entre eles o aclamado fotógrafo Sebastião Salgado e o mexicano Manuel Alvarez Bravo, morto em 2002.

  • Andrea Comas/Reuters

    Obra de Sebastião Salgado (acima, em 2007) está na feira de fotografia Paris Photo

A brasileira Katia Maciel, que exibe um olhar particular sobre minúsculas zonas verdes urbanas, e a cubana Marta María Pérez Bravo, que apresenta fotos em preto e branco nas quais ela mesma é a modelo, evocando mitos e rituais da Santería, são as únicas mulheres incluídas na exposição.

Estão presentes também o colombiano Leo Matiz, morto em 1998, os argentinos Jorge Damonte e Juan Travnik, o venezuelano Alexander Apóstol e o peruano Roberto Harcaya.