Entretenimento

Descoberta foto com boa qualidade do poeta Arthur Rimbaud adulto

AFP
Foto do início dos anos 1880 mostra o poeta Arthur Rimbaud (segundo, da dir. para esq.) sentado em meio a um grupo de sete pessoas no terraço do Hotel Universo de Áden, no Iêmen Imagem: AFP

15/04/2010 14h17

Dois livreiros parisienses descobriram uma foto de Arthur Rimbaud em idade adulta, imagem esta que dá um novo rosto ao poeta francês, que parou de escrever aos 20 anos para viver aventuras em terras distantes.

A foto, que data do início dos anos 1880, é a única com boa qualidade de Rimbaud adulto.

Ela mostra o autor de "Bateau ivre" (O Barco Ébrio) e "Illuminations" (Iluminuras) sentado em meio a um grupo de sete pessoas no terraço do Hotel Universo de Áden, no Iêmen. Faz parte de uma coleção com trinta outras, feitas também em Áden, e que foram descobertas durante uma feira, há dois anos, pelos livreiros, Jacques Desse e Alban Caussé.

Para autenticar a fotografia, apresentada nesta quinta-feira, dia 15, no Salão de Livros Antigos em Paris, foi convocado o especialista em Rimbaud e autor do livro "Sur Arthur Rimbaud, Correspondance Posthume 1891-1900" (Sobre Arthur Rimbaud, Correspondência Póstuma 1891 - 1900, em tradução livre), Jean-Jacques Lefrère.

Poeta precoce
Rimbaud, nascido em 1854, foi um poeta genial e precoce em sua adolescência, tendo sido chamado de o transgressor mais adorado; mas parou de escrever com apenas 20 anos. Em seguida, levou uma vida de aventureiro na África e Arábia, morrendo em Marselha, sul da França.

O processo de autentificação incluiu inúmeras pesquisas sobre a paisagem da foto e a vida de Rimbaud no Iêmen e na Etiópia, onde ele chegou em 1880 e trabalhou como comerciante de marfim, café, peles e ouro.

Rimbaud morreu depois de ter o joelho amputado, por causa de um tumor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo