PUBLICIDADE
Topo

Dez vilões da Marvel que são tão assustadores quanto o Thanos

Ninhada - Divulgação
Ninhada Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

16/12/2018 04h00

Depois que Thanos dizimou metade da população do universo em "Vingadores: Guerra Infinita", os fãs poderiam pensar: quem seria mais cruel e destrutivo do que ele? Uma dica: a criatividade da Marvel parece não ter limites.

A seguir, veja os dez vilões da Marvel tão (ou mais) assustadores quanto Thanos.

Hoje é dia de maldade!

  • Hela

    A Deusa Nórdica da Morte foi a responsável por destruir Asgard em "Thor: Ragnarok" e é tão poderosa quanto Thanos. Ao contrário do vilão, que matou metade dos seres vivos em busca de um balanço para o universo, Hela não precisa de motivo para matar. Afinal, ela é a própria morte. Ou melhor, a Deusa da Morte. Quando você vai para Hel, onde ela reina, você se torna parte de seu exército de mortos-vivos. É por isso que os vikings fazem de tudo para não ir para lá e, sim, para o grande salão de Valhalla onde passarão a eternidade festejando. A personagem surgiu pela primeira vez em "Journey in Mystery #102", criada por Stan Lee e Jack Kirby.

  • Galactus

    Não é que Galactus seja mau, nem que ele queria te machucar. Na verdade, ele não se importa com você. Galactus é um gigante espacial divino e, como tal, somos apenas insetos para ele. O problema é que ele sempre está com fome e só uma coisa pode saciar o seu apetite: planetas inteiros. E você nunca sabe quando ele poderá escolher o seu. O personagem apareceu nos cinemas em "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado" (2007), mas causou decepção nos fãs porque não foi mostrado por completo e, sim, dentro de uma nuvem espacial.

  • Kang, o Conquistador

    Kang é um vilão misterioso. Supostamente ele seria descendente de Nathaniel Richards, pai de Reed Richards, o Senhor Fantástico. Existem especulações também de que ele seja parente do Doutor Destino. O fato é que ele é um déspota temporal, ou seja, ele pode viajar no tempo e seus planos quase sempre envolvem manipulações no passado para tornar o futuro do jeito que ele quer. Graças à natureza complicada das viagens no tempo, nunca saberemos se estamos em guerra com Kang ou não. O personagem surgiu pela primeira vez em "Avengers #8", de 1964, também criado por Stan Lee e Jack Kirby.

  • Aniquilador

    Mais um vilão criado por Stan Lee e Jack Kirby, o Aniquilador é o governante da Zona Negativa e tem poderes sobre-humanos. Ele lidera um grande exército extraterrestre e possui uma armadura que o protege de todos os poderes dos heróis da Terra. Um dos objetivos de Aniquilador é destruir toda a vida no universo, enquanto Thanos só queria destruir metade. Os principais adversários do vilão são os integrantes do Quarteto Fantástico e o primeiro encontro do Aniquilador com eles foi na Zona Negativa. Depois, o vilão e o Quarteto Fantástico se enfrentaram inúmeras vezes.

  • Mephisto

    Quem poderia ser mais maldoso do que Thanos? Talvez o próprio demônio, ou melhor, Mephisto, um diabo sem chifres. O personagem foi inspirado em Mefistófeles, do livro "Fausto", de Goethe. Nos últimos 50 anos, portanto, Mephisto se transformou no representante oficial do satã na Marvel. Dentre as "realizações" de Mephisto, está a transformação de Johnny Blaze em Motoqueiro Fantasma. Portanto, cuidado ao ouvir suas palavras. Ele pode estar te enganando. A estreia do personagem ocorreu em "Surfista Prateado #3", criado por Stan Lee e John Buscema.

  • Shuma-Gorath

    Pode até ser que Shuma-Gorath não seja o vilão mais perigoso da Marvel, mas, com certeza, ele é o mais feio e assustador. Trata-se de uma espécie de octopoide com apenas um grande olho, parte de uma raça extra-dimensional que governou a Terra durante a pré-história mas foi derrotado pelo deus Crom. Desde então, ele busca reconquistá-la. O vilão apareceu pela primeira vez em uma história do Doutor Estranho, em "Marvel Premiere #5" e foi criado com o intuito de trazer um clima à lá HP Lovecraft e do personagem Cthulhu para o Universo Marvel. Sinistro!

  • Monge do Ódio

    Com uma roupa que remete ao grupo supremacista branco Ku Klux Klan, o Monge de Ódio foi criado em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby. Uma de suas armas é um raio que faz com que as pessoas se odeiem. Nos quadrinhos, o Monge de Ódio seria Adolf Hitler, que escapou da morte na Alemanha Nazista. Hitler, no entanto, morre no final da primeira história, mas Arnin Zola (que aparece nos filmes do "Capitão América") adquiriu o seu material genético para fabricar novos clones do Monge do Ódio. O mais assustador do personagem é o fato de que ele é virtualmente impossível de matar, já que novos clones sempre irão tomar o seu lugar.

  • Rei das Sombras

    O Rei das Sombras não tem um corpo próprio. Ele existe no reino dos pensamentos e pode assumir o corpo de qualquer pessoa e usá-lo como se fosse seu. Ou seja, ele continua vivo, mesmo que seu corpo físico morra. O vilão, no entanto, não gosta de assumir um corpo por um período curto de tempo. Ele quer viver uma vida por anos. Seu principal inimigo sempre foi o Professor Xavier e, recentemente, o Rei das Sombras foi o vilão da série "Legion", onde é apresentado como uma criatura camaleônica.

  • Killgrave, o Homem-Púrpura

    Killgrave, o Homem-Púrpura, ficou bastante conhecido recentemente por ser o principal antagonista de Jéssica Jones na primeira temporada da série da Netflix. Ele também é um dos principais inimigos do Demolidor e de Luke Cage. Um de seus poderes é a produção de feromônios que permitem controlar a ação de outras pessoas. Como o Demolidor é cego, esses poderes não "pegam" nele, já que Killgrave precisa que a pessoa tenha uma percepção sensorial completa para ser influenciado. Ao contrário de Jessica Jones que, na série de TV, está presa dentro de um relacionamento abusivo com ele.

  • Ninhada

    Criado em 1982 para o quadrinho "Uncanny X-Men # 155" por Chris Claremont e Dave Cockrum, a Ninhada é uma raça alienígena que é inspirada na criatura do filme "Alien" de Ridley Scott. Seus criadores, no entanto, quiseram fazer uma criatura ainda mais visceralmente assustadora. Enquanto em Alien ela implanta um embrião que explode e mata o hospedeiro, a Ninhada implanta seus ovos que tomam os corpos dos hospedeiros e os transformam em novas Ninhada. Talvez seja melhor chamar a Sigourney Weaver para combatê-los.