Topo

Geek

Sem maratona! Siga as Joias do Infinito e prepare-se para "Guerra Infinita"

Reprodução
Thanos empunha a Manopla do Infinito com as Joias do Poder e do Espaço no trailer de "Vingadores: Guerra Infinita" Imagem: Reprodução

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

09/04/2018 04h00

“Vingadores: Guerra Infinita” chega aos cinemas no dia 26 de abril para amarrar dez anos de universo Marvel nos cinemas. São dezenas de heróis finalmente se reunindo nas telas, o que pode parecer um tanto confuso à primeira vista. E ter que refrescar a memória assistindo a todos os longas anteriores também não parece das tarefas mais fáceis para meros mortais, a não ser que você seja um gênio, bilionário, playboy, filantropo com muito tempo livre.

Se esse não é o seu caso, fique tranquilo. Para entender o que vai se passar em “Guerra Infinita”, basta seguir a trilha das Joias do Infinito. São seis objetos poderosíssimos, ligados a diferentes aspectos do universo, que desde os primeiros longas vêm deixando pistas que levam a Thanos. O vilão mais poderoso do universo Marvel nos cinemas tem como maior objetivo se apoderar de todas as joias para usá-las na Manopla do Infinito, uma espécie de luva que potencializa seus poderes, e destruir metade da galáxia.

São esses objetos que estarão no centro de “Guerra Infinita” e, se você os seguir, só vai ter que assistir a sete dos 18 filmes da Marvel lançados desde 2008.

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS DE DIVERSOS FILMES DO UNIVERSO MARVEL!

  • Reprodução

    Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

    Durante a Segunda Guerra, o oficial nazista e chefe da Hidra (organização internacional dedicada à conquista do mundo) Johann Schmidt (Hugo Weaving) invade um vilarejo norueguês de adoradores de Asgard (o reino celestial comandado por Odin, pai de Thor) para roubar o Tesseract, também conhecido como Joia do Espaço. Ele a usa para construir armas superpoderosas. Em Nova York, depois de ser rejeitado pelo exército, Steve Rogers (Chris Evans) se candidata para um programa secreto de super-soldados e se torna o Capitão América, mas seu papel acaba sendo apenas de motivar as tropas. Depois de um resgate bem-sucedido, Rogers parte em ataque a bases da Hidra. Para impedir um bombardeio aos EUA, Rogers invade a nave de Schmidt, que se dissolve ao tocar acidentalmente no Tesseract. A joia cai na Terra e Rogers se sacrifica e derruba a nave para evitar uma tragédia. Howard Stark (Dominic Cooper), o pai de de Tony, consegue encontrar a pedra, mas as buscas pelo Capitão América são infrutíferas. O Tesseract fica sob cuidados da S.H.I.E.L.D. A nave só é encontrada nos anos 2010 e Rogers é recrutado para a Iniciativa Vingadores.

  • Reprodução

    Vingadores (2012)

    Guardado em um centro de pesquisa da S.H.I.E.L.D., o Tesseract abre um portal que permite que Loki (Tom Hiddleston), o irmão de Thor (Chris Hemsworth) que traiu Asgard e foi banido, roube a joia. Em seu exílio, ele também havia recebido de Thanos a Joia da Mente, que porta em seu cetro e usa para controlar pessoas. A S.H.I.E.L.D. então recruta Bruce Banner (Mark Ruffalo), Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Steve Rogers para formar os Vingadores e recuperar o Tesseract. Thor se junta a eles depois que Loki é capturado, mas o deus consegue fugir e vai até a Torre Stark para abrir um portal que permite que uma raça alienígena, os Chitauri, invadam a Terra. Os Vingadores enfrentam os Chitauri e o Homem de Ferro se sacrifica para redirecionar um míssil que a S.H.I.E.L.D. lançou em direção a Manhattan contra a nave dos alienígenas, e consegue derrotá-los. Thor volta para Asgard com Loki e leva o Tesseract. O cetro de Loki fica em poder da S.H.I.E.L.D. Na cena pós-créditos, o chefe dos Chitauri aparece falando com alguém que se revela ser Thanos.

  • Reprodução

    Thor: O Mundo Sombrio (2013)

    A Joia da Realidade, também conhecida como Éter, é escondida pelo avô de Thor (Chris Hemsworth) depois de ele derrotar os elfos negros, liderados por Malekith. No presente, um alinhamento dos nove reinos faz com Jane Foster (Natalie Portman) seja transportada para o local onde está o Éter, e é contaminada por ele. Malekith, que havia secretamente escapado, vai atrás de Jane e do Éter, e Thor e Loki (Tom Hiddleston) se únem para tentar derrotá-lo, sem sucesso. O elfo então usa um portal para invadir Londres, mas é derrotado no último momento. Como os asgardianos estavam em posse do Tesseract (que foi usado para reconstruir a ponte cósmica usada para viajar entre os mundos), levam o Éter para o Colecionador (Benicio del Toro) guardá-lo em segurança. No entanto, assim que os asgardianos partem, ele declara que vai sair em busca das outras pedras.

  • Reprodução

    Guardiões da Galáxia (2014)

    Peter Quill (Chris Pratt), um mercenário filho de uma terráquea com um ser celestial, também conhecido como Senhor das Estrelas, rouba a Orbe que contém a Joia do Poder, sem saber o que é objeto e que Ronan (Lee Pace) estava atrás dele, a mando de Thanos (Josh Brolin). Ronan então coloca Gamora (Zoe Saldana), filha adotiva de Thanos, atrás de Quill. Atrás de recompensas, o guaxinim mal-humorado Rocky (Bradley Cooper) e a árvore humanoide Groot (Vin Diesel) entram na briga, e todos acabam presos. Na prisão, o grupo se une para fugir, reforçados por Drax (Dave Bautista), para tentar levar a Orbe para o Colecionador, que quer comprá-la. Ali, são atacados por Ronan, que recupera a joia e planeja usá-la para destruir o planeta Xandar. Ao lado da Tropa Nova de Xandar e de mercenários liderados por Yondu (Michael Rooker), os Guardiões da Galáxia conseguem derrotar Ronan e a Tropa Nova fica responsável por guardar a Orbe.

  • Reprodução

    Vingadores: Era de Ultron (2015)

    Depois do colapso da S.H.I.E.LD. (em "Capitão América 2: O Soldado Invernal"), os Vingadores tomam a missão de destruir células da Hidra. Em uma delas, reencontram o cetro de Loki, que contém a Joia da Mente e havia sido roubado, e descobrem que ele fora usado para dar poderes aos gêmeos Wanda e Pietro Maximoff (Aaron Taylor Johnson e Elizabeth Olsen). Tony Stark e Bruce Banner então o usam para criar uma inteligência artificial poderosíssima, mas que acaba se tornando uma força assassina chamada Ultron. Ultron tenta usar a joia para criar um corpo perfeito para si, mas os Vingadores conseguem roubar a cápsula usada para isso e, com a pedra, criam o Visão, que os ajuda a destruir Ultron, não sem que muitos civis morram durante a batalha. Thor, que antes do confronto final descobrira que o centro continha a Joia da Mente, acredita que ela está a salvo com Visão e volta para Asgard para descobrir mais sobre as Joias do Infinito. Enquanto isso, Thanos decide tomar as rédeas da situação e, com a Manopla do Infinito, sai em busca das joias.

  • Divulgação

    Doutor Estranho (2016)

    O brilhante e arrogante cirurgião Stephen Stranger (Benedict Cumberbatch) sofre um acidente que compromete os movimentos de suas mãos. Sem saber o que fazer da vida sem seu trabalho, ele acaba no Nepal, na companhia de uma ordem misteriosa de feiticeiros, e é treinado pela Anciã (Tilda Swinton) nas artes místicas. Em busca de vida eterna, um ex-membro da ordem começa a atacar os Sanctuns, blocos espalhados pela Terra que a protegem de outras dimensões. Para salvar a Terra de ser tomada pela Dimensão Negra, Strange usa uma relíquia chamada Olho de Agamotto para manipular o tempo. Com a ameaça neutralizada, ele se torna então o Guardião do Sanctum de Nova York, ao lado de outro mestre, Wong (Benedict Wong), que revela que o Olho é uma Joia do Infinito também conhecida como Joia do Tempo.

  • Reprodução

    Thor: Ragnarok (2017)

    Thor continua sua missão de encontrar outras Joias do Infinito, sem sucesso, e, quando volta a Asgard, descobre que Loki tomou o lugar de Odin (Anthony Hopkins) e que seu pai está desaparecido. Os dois vão à Terra em busca dele. Odin é encontrado na Noruega e revela que está morrendo e que sua morte vai libertar sua primogênita Hela (Cate Blanchett), presa depois que sua sede de poder passara dos limites. Hela aparece, destrói o martelo de Thor e lança os dois irmão no espaço. Thor vai parar em um planeta desconhecido, onde é jogado em uma arena de gladiadores e reencontra Hulk, o grande campeão. Enquanto tenta convencer o gigante verde a ajudá-lo a fugir, Hela se apodera de Asgard. No cofre de Odin, ela encontra a Manopla, mas declara que é falsa. Quando Thor, Loki e Hulk conseguem voltar a Asgard, são obrigados a convocar um monstro de chamas para destruir o reino, com Hela junto, usando objetos que estão no cofre de Odin, onde Loki encontra o Tesseract e o rouba. Thor perde um olho na batalha, mas os asgardianos conseguem fugir em uma nave enquanto Asgard sucumbe. Em uma cena pós-créditos, eles são abordados por outra nave, supostamente de Thanos.