PUBLICIDADE
Topo

Quem são e o que fazem os showrunners das séries de TV americanas?

Cena da série "Game of Thrones" - Divulgação/HBO
Cena da série "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/09/2018 04h00

Nos acostumamos a apontar os showrunners pelo sucesso ou pelo fracasso das séries de TV americanas. Mas, você sabe quais são as responsabilidades destes profissionais e por que eles são tão importantes no resultado de uma produção televisiva?

Sem tradução literal no Brasil, nem cargos equivalentes na nossa teledramaturgia, os showrunners estão no topo da cadeia de comando, acima, por exemplo, dos diretores. Isso ocorre porque, na TV americana, é comum que um programa não seja propriedade de um canal de TV e sim deste profissional.

O showrunner acumula, portanto, as funções de criador, escritor, produtor executivo e mente criativa por trás de cada série. Em alguns casos, ele também é o roteirista. Vale lembrar que essa explicação não é uma regra. Há casos em que as séries são propriedades dos estúdios e os showrunners são apenas funcionários contratados e podem ser trocados quando não conseguem boas audiências.

Se fizermos um paralelo com as novelas brasileiras, o cargo mais próximo que poderíamos chegar seria com os autores como Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Silvio de Abreu, Glória Pérez ou Walcyr Carrasco. Basta ouvir o nome deles para sabermos se a novela vai ser ambientada no Leblon (Manoel Carlos) ou terá um núcleo estrangeiro (Glória Pérez).

Assim como com os autores de novelas, nas séries de TV basta ouvirmos o nome de showrunners como Chuck Lorre para associarmos seu trabalho às séries de comédia "Two and a Half Men" e "The Big Bang Theory". Shonda Rhimes, por sua vez, domina como ninguém séries dramáticas e com reviravoltas inesperadas, como "Grey's Anatomy" e "How to Get Away With Murder".

Uma das vantagens de existir um cargo de showrunner nas séries de TV é a coerência que ele dará ao programa. Geralmente, uma série dura anos e a tentação para mudá-la ao sabor da audiência é muito grande. O showrunner está lá para evitar que isso aconteça.

Como este profissional centraliza todo o processo criativo, ele evita que os canais de TV fiquem dando opiniões e mudando os roteiros. Desta maneira, a série de TV não se transforma em um Frankenstein que muda de acordo com os humores dos público.

Conheça alguns dos principais showrunners em atividade:

Senta que lá vem história!

  • Marta Kauffman e David Crane

    Esta dupla foi a responsável por uma das séries de humor de maior audiência dos Estados Unidos: "Friends". Nos finais de temporada ou quando ocorria alguma mudança drástica na história dos personagens, eles se uniam para escrever em conjunto os episódios. As outras séries produzidas por eles foram "Dream On", "Veronica's Closet" e "Jesse" que, infelizmente, não repetiram o mesmo sucesso de "Friends".

  • Chuck Lorre

    Com os sucessos de "Two and a Half Men" e "The Big Bang Theory", Chuck Lorre se transformou em um dos showrunners mais famosos de Hollywood. Ele soube como ninguém pegar a fórmula das sitcoms de humor do tipo "Friends" para recriar algo totalmente novo e conectado com a realidade do público. O resultado é que "The Big Bang Theory" se tornou uma das séries mais rentáveis e de audiência do mundo.

  • Shonda Rhimes

    Shonda Rhimes ficou tão famosa que seu nome já virou sinônimo de séries de TV dramáticas, com muitas mortes e finais surpreendentes. Seu maior sucesso é "Grey's Anatomy", em exibição desde 2005. Seus novos trabalhos, "How To Get Away With Murder" e "Scandal", foram igualmente bem sucedidos, todos produzidos pela sua empresa, a Shondaland.

  • Vince Gilligan

    Um das séries de drama de maior sucesso dos Estados Unidos foi "Breaking Bad". Criada por Vince Gilligan, ela inovou ao contar a história de um professor secundário que se transforma num megaprodutor de drogas. Gilligan consegui ainda emplacar e receber boas críticas do spin-off "Better Call Saul", que conta como um dos personagens de "Breaking Bad", Jimmy McGill, se tornou o inescrupuloso advogado Saul Goodman.

  • Matthew Weiner

    Antigamente, séries de TV eram um subproduto do entretenimento, para onde os atores iam quando não conseguiam trabalho em Hollywood. Tudo isso começou a mudar com "Os Sopranos", que contava o drama de uma família de mafiosos. Matthew Weiner foi um dos responsáveis por esse sucesso, já que ele assumiu a função de showrunner nas duas últimas temporadas e manteve a sua qualidade. Mas, seu grande sucesso foi "Mad Men", apontadas por muitos como um marco nas séries de TV, elogiada por seu primoroso roteiro, atuações e figurinos.

  • David Benioff e D.B. Weiss

    A dupla David Benioff e D.B. Weiss assumiram uma missão dificílima: adaptar para a TV o complexo universo de "Game of Thrones". Embora a história já existisse nos livros, de autoria de George R.R. Martin, a dupla pode ser apontada como a responsável pelo sucesso na TV. Nas últimas temporadas, ao lado de Martin, eles foram definiram quais seriam os rumos da história, ainda inédita, já que o autor não conseguiu lançar a tempo novos livros.