Hora da Virada: Veja dicas do que fazer das 6h às 11h30 de domingo
Do UOL, em São Paulo
Em uma Virada Cultural, o horário das atrações é determinante para o público fazer sua escolha. Muitas vezes, um show pode até ser bom, mas é realizado em um período que as pessoas não podem ou não querem comparecer.
Para facilitar a sua vida, o UOL separou dicas de programação por quatro faixas de horário: das 18h às 23h30 de sábado (20), da 0h às 5h30 de domingo, das 6h às 11h30 de domingo, e do meio-dia de domingo até o fim do evento, lá pelas 22h.
Abaixo, você confere 13 opções para curtir a Virada na manhã de domingo, das 6h até as 11h30.
Confira a programação completa da Virada Cultural 2015.
Krisiun
A banda de death metal gaúcha Krisiun sobe ao Palco Rio Branco (av. Duque de Caxias x av. Rio Branco) às 6h da manhã de domingo. Com dez álbuns na carreira, desde 1990, o grupo deve tocar principalmente as músicas do disco mais recente, de 2015, chamado "Forged in Fury".
Tom Zé
Com muito vigor e boa forma aos 78 anos, o cantor e compositor baiano mostra também disposição para acordar cedo: Tom Zé se apresenta às 7h de domingo no Palco Barão de Limeira (alameda Barão de Limeira). Para quem resolver acordar bem cedo ou nem tiver dormido, será possível curtir sucessos do artista, como "São, São Paulo", e também músicas mais recentes, como "Geração Y".
Korzus
A banda de heavy metal paulistana Korzus dá sequência à manhã de bate-cabeça no Palco Rio Branco (av. Duque de Caxias x av. Rio Branco), às 8h da manhã de domingo. Formado em 1983, o grupo acumula na carreira sete discos de estúdio e dois ao vivo. No repertório, devem entrar principalmente músicas do álbum mais recente do grupo, de 2014, intitulado "Legion".
Ludmilla
Às 9h de domingo, sobe ao palco Arouche (largo do Arouche) a funkeira Ludmilla (ex-MC Beyoncé), cantando hits como "Hoje", "Sem Querer", "Te Ensinei Certin" e "Fala Mal de Mim". A artista também se apresenta às 18h de domingo em Cidade Tiradentes (av. dos Metalúrgicos), na zona leste, pelo projeto Funk SP.
Karaokê na Praça (infantil)
Como parte da Viradinha Cultural, as crianças são convidadas a deixar a timidez de lado e soltar a voz, em músicas nacionais e estrangeiras. Além da cantoria, haverá pinturas de rosto, confecção de fantasias e construção de instrumentos de papelão. O Karaokê na Praça será realizado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (rua General Jardim, 485 - Vila Buarque), às 9h e às 14h de domingo, e no largo Santa Cecília, desta vez para os adultos, às 18h de sábado.
Banda Mirim (infantil)
Com uma trupe de 14 artistas, o grupo combina teatro, música e circo em show às 10h, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (rua General Jardim, 485 - Vila Buarque). Nesta Viradinha, os integrantes estreiam o show "Banda Mirim 10 anos", com canções inéditas e sucessos presentes nos CDs "Primeira Cartilha" e "Segunda Cartilha", que concorreram em 2015 ao 26° Prêmio da Música Brasileira.
Feirinha Gastronômica da Virada + Chefs na Rua
A Feirinha Gastronômica vai ocorrer no domingo, das 10h às 18h, no Pátio do Colégio, com várias opções vendidas tradicionalmente no Butantan Food Park. No cardápio, estão hambúrgueres (foto), coxinhas, asinhas de frango, batatas fritas, massas, cachorros-quentes, espetinhos, doces e paletas mexicanas, entre outras gostosuras. Já o evento Chefs na Rua será realizado no largo São Francisco, das 10h às 20h de domingo, com pratos como churrasco texano, galinhada, sanduíches, cachorros-quentes, batatas bravas, paella e bobó de camarão.
Erasmo Carlos
Um dos shows mais aguardados do Palco São João, que abrigará a homenagem aos 50 anos da Jovem Guarda, é certamente o do "Tremendão", às 10h de domingo. No repertório, devem estar sucessos como "Minha Fama de Mau", "Além do Horizonte", "Festa de Arromba", "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo", "Mesmo Que Seja Eu" e "Mulher".
Museus de graça
A entrada em museus como o MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol (foto), Pinacoteca do Estado e Museu de Arte Sacra será gratuita em todo o fim de semana. Normalmente, a maioria desses locais já tem acesso grátis aos sábados, mas durante a Virada a gratuidade valerá também para o domingo.
Agnaldo Rayol
Uma das maiores atrações do Palco Arouche (largo Arouche) é o cantor Agnaldo Rayol, que aos 77 anos interpreta seus hits românticos e italianos. A apresentação do cantor é às 11h de domingo. No repertório, não devem faltar clássicos como "Mia Gioconda", "Tormento D?Amore", "Amigos Para Sempre" e "Ave Maria".
Festa junina no Largo da Batata
A partir das 11h de sábado e de domingo, a festa Batata Quente, no largo da Batata, reunirá várias atrações musicais, gastronomia, barracas de brincadeiras e brechós. A festa típica de São João é aberta ao público e tem entrada gratuita. No cardápio, estão incluídos hambúrgueres, espetinhos, tapiocas, sanduíches, massas e pizzas, doces típicos, picolés artesanais, quentão, vinhos, cervejas artesanais e várias outras bebidas.
Sessão tripla de cinema: "De Volta Para o Futuro I, II e III"
O Museu Catavento, no Parque Dom Pedro II (Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n), vai exibir neste fim de semana, gratuitamente e em sequência, a trilogia com Marty McFly e Dr. Emmett Brown, sucesso nos anos 1980 e 1990. A sessão pipoca do primeiro filme ocorrerá no sábado e domingo, a partir das 11h. Para quem quiser ver só "De Volta Para o Futuro 2", a sessão começa às 13h; e a terceira parte, às 15h.
Osesp na Sala São Paulo
A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) faz apresentação gratuita na Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, 16), às 11h de domingo. Sob regência do maestro dinamarquês Thomas Dausgaard e com solo do pianista espanhol Javier Perianes, o concerto reúne obras dos compositores Richard Strauss, Maurice Ravel e Carl Nielsen. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes, com limite de um par por pessoa.
Veja também
- Segurança, transporte e Wi-Fi; veja dicas para se divertir na Virada
- Veja as opções gastronômicas que estarão na Virada Cultural
-
- Virada Petralha x Virada Coxinha: saiba para que lado ir
- Veja os musicais que estarão na Virada Cultural 2015
- De festas juninas a modas de viola, Virada terá 24h de atrações caipiras
- Virada Cultural de SP terá palco de musicais e mais de 1.500 atrações