Hora da Virada: Veja dicas do meio-dia de domingo até o fim do evento
Do UOL, em São Paulo
Em uma Virada Cultural, o horário das atrações é determinante para o público fazer sua escolha. Muitas vezes, um show pode até ser bom, mas é realizado em um período que as pessoas não podem ou não querem comparecer.
Para facilitar a sua vida, o UOL separou dicas de programação por quatro faixas de horário: das 18h às 23h30 de sábado (20), da 0h às 5h30 de domingo, das 6h às 11h30 de domingo, e do meio-dia de domingo até o fim do evento, lá pelas 22h.
Abaixo, você confere 20 opções para curtir a Virada na reta final, do meio-dia de domingo até a última atração.
Confira a programação completa da Virada Cultural 2015.
Nando Reis
O ex-Titã apresenta o show "Bailão do Ruivão" no Palco Júlio Prestes (praça Júlio Prestes, s/n), ao meio-dia de domingo. No repertório, o cantor de "Marvin" e "All Star" faz releituras de várias músicas brasileiras, como "Agora Só Falta Você", "Whisky a Go-Go", "Fogo e Paixão", "Chorando se Foi", "Gostava Tanto de Você", "Você Não Vale Nada", "Lindo Balão Azul", "Do Seu Lado" e "Bichos Escrotos", do Titãs. Nando Reis também canta clássicos em inglês, como "Venus", "I Can See Clearly Now" e "Could You Be Loved".
Fafá de Belém
Em show ao meio-dia de domingo, no Theatro Municipal, a cantora de 58 anos mostra toda a sua voz, carisma e sensualidade, relembrando clássicos desde o primeiro álbum da carreira, "Tamba Tajá", de 1976.
João Bosco e corais no Theatro Municipal
Com cerca de 2.000 integrantes de corais, João Bosco vai cantar "O Bêbado e a Equilibrista", a partir do meio-dia de domingo, na escadaria do Theatro Municipal. Meia hora antes, às 11h30, os grupos vão dar um abraço simbólico em volta do prédio. João Bosco também se apresenta no parque Ibirapuera às 22h de sábado, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.
Palavra Cantada (infantil)
A dupla Sandra Peres e Paulo Tatit se apresenta na Viradinha, ao meio-dia de domingo, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (rua General Jardim, 485 - Vila Buarque). Desde 1994, quando foi criado, o projeto para crianças já produziu mais de dez discos e ultrapassou a marca de 2 milhões de discos vendidos.
Ballet Stagium
Ao meio-dia de domingo, na praça das Artes (av. São João, 281), no centro, a companhia de dança contemporânea apresenta o espetáculo "Choros - Estudo dos Ritmos Brasileiros nº 6". Ao longo de 43 anos de existência, o grupo paulistano já produziu mais de 80 coreografias.
Musical "Lisbela e o Prisioneiro"
O espetáculo será apresentado às 13h30 de domingo, no Palco Princesa Isabel (praça Princesa Isabel, s/n). Oito atores dividem espaço com cinco acrobatas circenses e oito músicos. Há números de trapézio, lyra, tecido acrobático, corda indiana, malabares, clown, mágica e acrobacias de solo. O musical conta ainda com coreografias de balé, forró, samba e roller dance.
Dexter
Além de estar presente na Virada com o musical "Mundo Mágico de Ooohs", às 8h de domingo, no Palco Princesa Isabel (praça Princesa Isabel, s/n), o rapper Dexter se apresenta às 14h de domingo, no Palco Vale do Anhangabaú/Viaduto do Chá. O artista passou 13 anos preso --foi no Carandiru, em 1999, que fundou seu antigo grupo, o 509-E --e, desde sua liberdade, em 2011, já gravou com nomes importantes do rap e da música brasileira, como Racionais MCs, Mano Brown, Seu Jorge, Péricles, Paula Lima e Thaíde.
Beatles para Crianças
Liderado pelo músico Fábio Freire, o show reúne canções famosas do quarteto de Liverpool --com arranjos originais --, contação de histórias e vídeos animados. Parte integrante da Viradinha, a apresentação será às 14h de domingo, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (rua General Jardim, 485 - Vila Buarque).
Emicida com Martinho da Vila e João Donato
O rapper paulistano se apresenta ao lado do sambista Martinho da Vila e do compositor e pianista João Donato, às 15h de domingo, no Palco Júlio Prestes (praça Júlio Prestes, s/n). Considerado uma das grandes revelações do hip hop da atualidade, o rapper de 29 anos deve cantar sucessos como "Triunfo", "Emicídio" e a recente faixa "Bonjour".
Elza e Fred
Adaptada do filme argentino homônimo, essa comédia dramática mostra o amor na terceira idade. Fred (Umberto Magnani) é um viúvo muito quieto, que pensa que a vida acabou após a morte da mulher. Por outro lado, Elza (Suely Franco), embora sofra de uma doença terminal, vive cada dia com alegria e disposição. A peça será encenada às 15h de domingo, no Palco Copan (rua Araújo, 200, centro).
Wanderléa
A eterna "Ternurinha" faz sua homenagem aos 50 anos da Jovem Guarda às 16h de domingo, no Palco São João (av. São João, altura do nº 1.100). Wanderléa diz que já está em sua quinta geração de fãs e, durante o show, promete mesclar músicas recentes com clássicos do início da carreira, como "Prova de Fogo", "Foi Assim", "Pare o Casamento" e "Ternura".
Ana Tijoux
A rapper franco-chilena Ana Tijoux se apresenta duas vezes na Virada Cultural: às 16h de domingo, no Palco Cásper Líbero (avenida Cásper Líbero, altura do nº 100), dedicado à música latina, e às 19h de sábado, em Cidade Tiradentes (av. dos Metalúrgicos), na zona leste, pelo projeto Funk SP. A cantora, que chegou a ter uma faixa na série "Breaking Bad", já fez parcerias com o uruguaio Jorge Drexler e a mexicana Julieta Venegas. Entre os temas que costuma abordar em suas canções, estão o feminismo, o meio ambiente e as injustiças sociais.
Musical "Gonzagão - A Lenda"
O último musical da Virada, no Palco Princesa Isabel (praça Princesa Isabel, s/n), começa às 16h30 de domingo. Com texto e direção de João Falcão, o espetáculo --que estreou no Rio em 2012 --conta a história de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", e reúne cerca de 40 canções, incluindo "O Xote das Meninas", "Assum Preto" e o hino "Asa Branca".
Rashid
Ao lado de sua nova banda, o rapper Rashid --um dos nomes de destaque do rap nacional da atualidade --apresenta seu novo show, "Gratidão 2015", às 17h de domingo, na Ocupação Sesc Parque D. Pedro II (praça São Vito, s/n), no centro.
Gaby Amarantos
A diva de Belém do Pará canta às 17h20 de domingo no Cultura Inglesa Festival. No show, a artista do tecnobrega, famosa pelo hit ""Ex Mai Love", tema de abertura da novela "Cheias de Charme", da Globo, fará um tributo às grandes divas britânicas, com releituras de Amy Winehouse, Adele e até Fred Mercury.
Ira!
Repetindo a dose de 2014, o Ira! volta a se apresentar na Virada Cultural, desta vez em show às 18h de domingo, no Theatro Municipal. No repertório, o grupo toca faixas do álbum "Mudança de Comportamento", que completa 30 anos em 2015. Entre as canções do disco, que foi remasterizado e relançado em 2000 (com músicas extras), estão "Longe de Tudo", "Coração", "Saída" e "Por Trás de Um Sorriso".
Caetano Veloso
Com o show "Abraçaço", Caetano encerra a programação da Virada Cultural no Palco Júlio Prestes (praça Júlio Prestes, s/n), às 18h de domingo. A apresentação terá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva. Lançado em 2012, o disco "Abraçaço" foi premiado com o Grammy Latino no ano seguinte, além de ser eleito pela revista "Rolling Stone Brasil" como o melhor álbum nacional de 2012. Entre as faixas, estão "A Bossa Nova É Foda", "Um Abraçaço", "Um Comunista", "Funk Melódico" e "Quando o Galo Cantou".
Pessoas Perfeitas
A peça do grupo Os Satyros, que ganhou o prêmio APCA de melhor espetáculo de 2014, foi criada com base em uma pesquisa sobre moradores do centro de São Paulo. Uma das personagens é Medalha, uma jovem mística que se mudou para a metrópole e passou a frequentar a Igreja das Pessoas Perfeitas. Outra figura é Sarah, codinome de Ruy, que cuida da mãe idosa e, nas madrugadas, conhece pessoas por meio do disque-amizade. O espetáculo será encenado às 18h de domingo, no Palco Copan (rua Araújo, 200, centro).
Johnny Marr (ex-Smiths)
O ex-guitarrista dos Smiths --uma das bandas de rock britânicas mais importantes dos anos 1980 --fecha a programação do 19º Cultura Inglesa Festival, no Memorial da América Latina, às 19h. Em 2013, Marr lançou-se em carreira solo. No show, ele vai mesclar o melhor dos Smiths com produções próprias mais recentes.
Naldo Benny
O funkeiro se apresenta às 21h de domingo, na Vila Prudente (rua Erva Imperial, 340), zona leste, pelo projeto Funk SP. No repertório, Naldo deve mesclar canções recentes com hits como "Amor de Chocolate", "Meu Corpo Quer Você", "Chantilly" e "Me Chama que Eu Vou".
Veja também
- Segurança, transporte e Wi-Fi; veja dicas para se divertir na Virada
- Veja as opções gastronômicas que estarão na Virada Cultural
-
- Virada Petralha x Virada Coxinha: saiba para que lado ir
- Veja os musicais que estarão na Virada Cultural 2015
- De festas juninas a modas de viola, Virada terá 24h de atrações caipiras
- Virada Cultural de SP terá palco de musicais e mais de 1.500 atrações