Conheça a origem de dez comidas de rua adoradas pelo mundo
Do UOL, de São Paulo
22/08/2017 06h01
Uma das coisas mais gostosas de viajar é provar sabores diferentes e, quando a viagem inclui longas caminhadas e orçamento curto, uma boa aliada é a comida de rua, rápida e barata. Mas você sabe a origem de alguns dos quitutes mais famosos vendidos pelo mundo? A gente listou aqui dez comidas muito amadas e contou um pouco da história por trás delas.
-
Imagem: Wikicommons Imagem: Wikicommons Arepas | Colômbia e Venezuela
A panquequinha latinoamericana de farinha de milho tem origem indígena, pré-colonização espanhola, e era consumida no território onde hoje estão Colômbia e Venezuela, portanto não é possível precisar seu local de nascimento. O quitute é vendido nas ruas destes dois países, em versões que podem levar recheios como carne de porco, queijos ou apenas uma boa passada de manteiga e sal na massa ainda quente.
-
Imagem: Reprodução TV UOL Imagem: Reprodução TV UOL Churros | Cuba
A mais famosa origem do doce é a espanhola, ligada ao improviso diante da dificuldade de se obter pão fresco nas montanhas (há também quem diga que a receita vem de Portugal). Muito popular em países de colonização espanhola na América Latina, ele é vendido em sua versão magrinha e comprida nas ruas de Havana, capital cubana.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Currywurst | Alemanha
Um dos lanches favoritos dos alemães tem origem no fim da Segunda Guerra, juntando a salsicha ao curry trazido pelos britânicos para Berlim. Há quase sete décadas, uma comerciante da capital alemã criou o molho com ketchup e curry que é popular nos sanduíches vendidos nas ruas de todo o país. Leia mais
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Empanada | Argentina
Este tipo de pastel popular na Argentina e com versões em outros países latinos tem origem persa, sendo adotado e aperfeiçoado quando a cultura árabe foi levada para a Espanha. Nas ruas de Buenos Aires, as empanadas são bem comuns, vendidas nas pequenas tiendas com recheios variados, sempre assadas -- na Colômbia, elas são populares fritas.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Fish and Chips | Inglaterra
O filé de peixe empanado com batatas fritas e molho tártaro é um dos pratos britânicos mais emblemáticos. Sua origem vem de uma adaptação da culinária judaica, e remete à classe operária em tempos de desenvolvimento da indústria pesqueira. É uma comida de rua que foi ganhando os espaços fechados e versões mais elaboradas, mas ainda pode ser degustada de pé, entre um passeio e outro, comprados em lanchonetes e bares. Leia mais
-
Imagem: Getty Images/iStockphoto Imagem: Getty Images/iStockphoto Hot Dog | EUA
O sanduíche de pão com salsicha veio da Alemanha e tem esse nome por conta de um cozinheiro de Frankfurt que possuía um cão bassê -- dachshund, em alemão --, cuja salsicha feita por ele ficou conhecida por esse nome, sendo simplificada na oralidade. O lanche é sucesso em várias partes do mundo, mas é nos EUA, especialmente em Nova York, que se tornou uma comida de rua icônica.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Okonomiyaki | Japão
Tipo de panqueca feita com farinha, ovos, repolho picado e caldo, ela leva diversas coberturas, como cebolinha, camarão e maionese finalizando. Popular nas ruas de Tóquio, o prato tem origem que remonta ao período Edo (1600-1868), e a cidade de Osaka é creditada como seu local de nascimento.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Pastel | Brasil
O quitute entrou no país na década de 40 por meio de imigrantes chineses e tem origem incerta: uns dizem que ele deriva do rolinho primavera chinês, outros de receitas europeias. Apesar de presente em lanchonetes e bares, é nas barracas de feira que ele mais se destaca -- em São Paulo existe inclusive votação para eleger a melhor receita da cidade. Apesar de ser um ícone da gastronomia paulistana, o pastel também é popular em muitas outras cidades.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Poutine | Canadá
A versão mais popular das batatas fritas cobertas com coalhada de queijo e molho de carne dão conta de que o prato seja originário de Warwick, em Quebec, na década de 1950, quando um cliente de um restaurante pediu para colocar queijo em suas fritas. Hoje, o prato pode ser consumido nas ruas, em lanchonetes, bares, restaurantes caros. Em 2013, até mesmo o McDonald's passou a oferecer as batatas neste estilo no Canadá.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Vlaamse Frites | Holanda
É muito popular o cone com batatas fritas cobertas de uma maionese espessa nas ruas de Amsterdã. As Vlaamse Frites têm origem no modo como os belgas comem o petisco, acompanhado de molhos. Já as próprias batatas fritas têm origem incerta -- há quem diga que vieram da Bélgica, outros da França, por exemplo.