Topo

Geek

Cinco personagens da DC Comics que merecem uma série só deles

Reprodução
Zatanna, personagem da DC Imagem: Reprodução

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

28/05/2018 04h00

A galeria da DC Comics está repleta dos mais intrigantes e complexos personagens, que vem sido mal aproveitados pelo cinema recentemente. Entretanto, quando o assunto é séries, o brilho da DC não se apaga tão facilmente. Para cada “Batman Vs Super-homem”, existe um “Gotham”. Para cada “Liga da Justiça”, um “Young Justice”.

Os fãs, inclusive, ganharam um presente com a notícia de que a personagem Batwoman aparecerá em um novo crossover de séries da DC. Kathrine Kane, alter ego da heroína, possui uma história tão rica, que provavelmente renderia uma série só sua. Aliás, a própria DC tem investido em personagens considerados coadjuvantes, tendo anunciado recentemente uma série protagonizada pela vilã Arlequina e outra estrelada por Monstro do Pântano para seu novo serviço de streaming.

Por isso, o UOL lista outros personagens que mereciam ser protagonistas de seus seriados:

  • Senhor Destino

    O nome pode ser o parecido em português, mas este herói da DC Comics nada tem a ver com o famoso vilão da Marvel. Um dos primeiros feiticeiros dos quadrinhos, Senhor Destino já teve diversas encarnações ao longo de seus muitos anos de publicação.

    Isso se deve ao fato do personagem não ser uma pessoa, e sim uma entidade: o poderoso Nabu, um dos senhores da ordem, cuja a missão e manter o equilíbrio do cosmos e batalhar seus oponentes mortais, os senhores do caos.

    O espírito do feiticeiro mora dentro de seu capacete, que domina o corpo de qualquer um que o coloque. O mais famoso a assumir a identidade do bruxo foi Kent Nelson -- filho de um arqueólogo que encontrou Nabu em uma expedição ao Egito.

    O personagem já teve diversas reedições ao longo dos anos, com aparições em séries como "Liga da Justiça", "Young Justice" e até mesmo a live action "Smallville". Entretanto, tendo em vista o número de fãs fieis que o personagem conquistou , já passou da hora de ele tomar o protagonismo de seu destino.

  • Zatanna

    Uma das coadjuvantes mais queridas do universo DC Comics, Zatanna galgou seu espaço cedo em outras mídias, aparecendo inclusive na aclamada "Batman: A Série Animada".

    Zatanna é na verdade uma feiticeira real que ganha a vida como mágica de palcos e ilusionista. Filha do poderoso bruxo Zatara, ela descobriu suas habilidades mágicas enquanto investigava o desaparecimento de seu pai.

    A personagem conquistou a torcida de fãs e ganhou destaque em séries limitadas como "Os Livros da Magia", de Neil Gaiman e ainda virou um membro da "Liga da Justiça Sombria", o grupo de formado por super-heróis mais sobrenaturais da DC.

    Além disso, já engatou um romance explosivos com o herói Constantine e já teve um rolo com o próprio Batman. Já passou da hora Zatanna poder brilhar em seu próprio show.

  • Ravena

    A popularidade de Ravena, assim como boa parte dos Jovens Titãs, explodiu com a série animada homônima, exibida pelo Cartoon Network entre 2003 e 2006. Desde então, a personagem acumulou mais e mais fãs, por conta de seus poderes interessantes e rica história pessoal.

    Uma empata -- pessoa que possui os poderes de sentir as emoções dos outros e controlá-las -- Ravena é a filha da humana Arella e do demônio interdimensional Trigon. Para fugir da influência de Trigon, Arella levou Ravena para Azerath, uma dimensão habitada por monges pacifistas, que ensinaram a jovem a suprimir suas emoções para controlar seus dons demoníacos.

    Anos depois, quando descobriu que seu pai planejava conquistar sua dimensão, Ravena fugiu para a Terra e encontrou guarida com o grupo que ficou conhecido como Jovens Titãs.

    Ravena ficou submetida às influências malévolas do pai com o passar do tempo, e muitas batalhas se iniciaram, como o demônio até tomando controle da filha em determinado momento.

    A reaparição da personagem acontecerá em breve, na nova série live action que a DC produz dos Jovens Titãs. Entretanto, por todas as suas nuances, a personagem também merece um espaço para chamar de apenas seu.

  • Mutano

    Outro membro dos Jovens Titãs, Mutano rapidamente se tornou um dos membros mais queridos do grupo, por conta de seu jeito brincalhão e até mesmo ingênuo.

    O jovem Garfield Logan morava com seus pais na África quando contraiu uma doença rara. Para tentar salvar a vida do filho, o pai de Garfield, que era cientista, injetou-lhe um soro ainda não testado, que tinha como propósito misturar a genética do rapaz com a de um macaco que era imune à doença.

    O experimento acabou tornando a pele do jovem verde e lhe deu a habilidade de se transformar em qualquer animal que desejasse. Com a morte trágica dos pais, Garfield acaba indo para em lar abusivo, até ser resgatado pela Patrulha do Destino, a qual se junta. Mais tarde, e ele se torna um membro dos Jovens Titãs.

    Recentemente, a história de Mutano foi reimaginada para a série "Young Justice", quando a vida dele foi salva por uma transfusão de sangue da heroína Miss Marte, que lhe deu seus super poderes. Mutano também ganhou uma nova interpretação na reedição da DC Comics chamada "Os Novos 52", na qual sua cor foi mudada para vermelho.

    O personagem também virou o amor das fanfictions por conta de seu romance com Ravena, sua colega nos Jovens Titãs. Por conta de sua história pouco explorada, seu carisma inabalável e as muitas possibilidades devido a diferentes interpretações, já é hora de Mutano alçar seu voo solo.

  • O Questão

    Um dos heróis mais obscuros da DC Comics, o Questão é envolto, não por acaso, em perguntas. O personagem, já teve algumas reimaginações ao longo dos anos e sequer começou como um personagem da DC Comics.

    Ele originou na Charlton Comics como o repórter Vic Sage, que se disfarçava com uma máscara que lhe dava a aparência de não ter rosto, que era colada a seu rosto com um gás especial. Mais tarde, quando o personagem foi adquirido pela DC, o repórter Vic Sage estava de volta, batalhando políticos corruptos.

    Com uma sede insaciável, o Questão se mune de diversos questionamentos, até mesmo filosóficos, e busca sempre chegar até o limite das respostas, encontrando cada vez mais perguntas.

    Um detetive incansável, a aparência do personagem lhe dá um ar de mistério que conversa com sua própria personalidade. A própria ideia de não ter uma identidade já permitiu até interpretações mais místicas do personagem -- como na série "Os Novos 52", na qual um homem é castigado por sete feiticeiros, que lhe arrancam a memória e apagam seu rosto. Mais tarde o homem surge sendo capaz apenas de fazer questionamentos.

    O personagem foi inclusive utilizado como inspiração para Rorschach, um protagonista da aclamada minissérie "Watchmen".

    Todas essas características o tornam perfeito para protagonizar uma série de mistérios, na qual o personagem investiga crimes e vai atrás de respostas, que poderia misturar ainda muita ação e até mesmo misticismo, tendo em vista as múltiplas interpretações do personagem.