Livros e HQs

Bilionário, playboy e inventor: Elon Musk é o Batman da vida real?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

23/08/2017 11h38

Nos quadrinhos, Bruce Wayne é um bilionário dono do conglomerado multinacional Wayne Enterprises, com atuações nas áreas de tecnologia, aeroespacial, biotecnologia, comida, óleo e gás. A expertise do grupo serve também a um propósito secreto e mais nobre: desenvolver as mais modernas armas, equipamentos e veículos militares para o super-herói Batman. 

Na vida real, um outro bilionário, o sul-africano, com nacionalidades americanas e canadenses, Elon Musk, atua em áreas semelhantes a de Wayne Enterprises apresentando resultados que fariam inveja no magnata dos quadrinhos.

Musk ficou bilionário com a empresa digital PayPal que permite a transferência de dinheiro pela internet. Com tanto dinheiro no bolso, o empresário e inventor resolveu investir em projetos dignos de ficção científica.

Quer exemplos? Ele fundou a SpaceX, uma empresa privada que desenvolveu os foguetes mais modernos do mundo e presta serviços para a Nasa. Criou a Tesla Motors, cujo objetivo é criar carros totalmente elétricos e a preços populares. Seu novo projeto é o Hyperloop, um trem que viajará próximo a 1200 km/h, quase a velocidade do som.

Compare algumas das mais famosas invenções de Musk com as de Bruce Wayne.

 

Só faltou a batcaverna

  • Imagem: Reprodução/Business Insider
    Reprodução/Business Insider
    Imagem: Reprodução/Business Insider

    Bilhão que veio da internet

    Elon Musk, 46, ficou bilionário em 1999 quando negociou a venda do PayPal, empresa que ajudou a fundar, para o eBay por US$ 1,5 bilhão. A PayPal revolucionou a maneira com que transferimos dinheiro pela internet, facilitando muito os pagamentos onlines entre diferentes países.

    Ao contrário de Musk, Bruce Wayne herdou a Wayne Enterprises de seu pai que, por sua vez, assumiu uma empresa centenária fundada no século 17. Nos quadrinhos, o mais próximo da PayPal que a empresa de Bruce se aproxima é com a subsidiária Wayne Electronics, uma das maiores fabricantes de produtos digitais e tecnologias da informação com contratos na área aerospacial, náutica e militar. Leia mais

  • Imagem: Duane A. Laverty/AP
    Duane A. Laverty/AP
    Imagem: Duane A. Laverty/AP

    Foguetes espaciais

    Elon Musk não pensa pequeno. O objetivo da SpaceX é levar o homem até Marte e instalar uma colônia por lá. Em 2011, a SpaceX chegou a vender voos comerciais para a Lua (mas o plano não foi para frente). Atualmente, a empresa presta serviços para a Nasa e já colocou vários satélites em órbita. Uma de suas grandes realizações tecnológicas foi conseguir reaproveitar os foguetes, trazendo-os de volta à Terra e pousando-os em uma plataforma em alto mar. Desta forma, a empresa conseguiu economizar milhões de dólares e diminuir o tempo entre um lançamento e outro.

    A base da Liga da Justiça, um complexo de alta tecnologia que vigia as atividades criminosas na Terra, foi construído na Lua com ajuda de Batman. Certamente parte dessa tecnologia foi desenvolvida pela Wayne Enterprises, por meio da Wayne Aerospace. Assim como a SpaceX, a empresa do Batman possui contrato com a Nasa para exploração espacial. Leia mais

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Trens supersônicos

    Esqueça os trens-balas. A empresa Hyperloop criou um sistema em que trens conseguem atingir a velocidade de 1200 km/h, muito próximo da velocidade do som. Na realidade, os trens se assemelham mais a cápsulas que viajam dentro de um tubo de baixa pressão com fluxo constante de ar pressurizado. Uma linha de testes de 3 km já foi construída próxima à Las Vegas e o objetivo é a construção de uma linha ligando Los Angeles a São Francisco.

    A ideia de Elon Musk é tão futurista que nem a Wayne Enterprises possui algo semelhante. O mais próximo que a empresa de Bruce tem é a Wayne Construction, que constrói linhas de trens comuns em Gothan City. Obviamente que o Batman possui veículos de alta velocidade, mas não tem nenhum projeto para transporte de massa. Leia mais

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    "Batmóvel" elétrico

    Os veículos movidos a combustíveis fósseis são um dos principais poluentes do mundo. O objetivo da Tesla Motors, de Elon Musk, é desenvolver carros totalmente elétricos (ou seja, que não emitem poluentes) a preços populares. Embora os carros da empresa ainda custem caro, a Tesla já produz e vende veículos totalmente elétricos. Ela também comercializa baterias de lítio-íon que são usadas por outras montadoras.

    Nos quadrinhos, o foco de Batman é no desenvolvimento de veículos super avançados para o combate ao crime, como o batmóvel e a batmoto. Mas há também helicópteros, barcos, jatos entre outros. Leia mais

  • Imagem: Reprodução/Instagram/amberheard
    Reprodução/Instagram/amberheard
    Imagem: Reprodução/Instagram/amberheard

    Namorou várias modelos

    Elon Musk não chega a ser o playboy namorador que Bruce Wayne demonstra ser. Mas Musk também já foi casado com algumas beldades, como a escritora canadense Justine Musk e a atriz britânica Talulah Riley. O empresário namorou também Amber Heard, ex-mulher do ator Johnny Depp, mas eles se separaram recentemente.

  • Imagem: Reuters
    Reuters
    Imagem: Reuters

    Outros empreendimentos

    Recentemente, Elon Musk se engajou em outros investimentos que ainda não estão muito avançados nas áreas de neurotecnologia, inteligência artificial e energia solar. A empresa Neuralink desenvolve implantes para o tratamento de doenças cerebrais, já a OpenAI investe em pesquisas de inteligência artificial e, por fim, a SolarCity, especialista em energia solar com o objetivo de instalar painéis nas casas americanas. Leia mais

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Página Cinco
Página Cinco
AFP
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
DW
Página Cinco
Da Redação
Da Redação
Página Cinco
Roberto Sadovski
Página Cinco
EFE
Página Cinco
EFE
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
Da Redação
BBC
BBC
Página Cinco
UOL Música
Página Cinco
do UOL
UOL Jogos
EFE
Página Cinco
AFP
Página Cinco
do UOL
UOL Jogos
EFE
Página Cinco
Página Cinco
Página Cinco
AFP
Página Cinco
EFE
AFP
BBC
Página Cinco
UOL Jogos
UOL Jogos
Página Cinco
AFP
Página Cinco
do UOL
Topo