Exposição de "Castelo Rá-Tim-Bum" chega ao Rio em outubro

Do UOL, em São Paulo

Depois do sucesso em São Paulo, a exposição dedicada ao "Castelo Rá-Tim-Bum", clássico da TV Cultura, chega ao Rio de Janeiro, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. A entrada será gratuita.

Ouça a música de abertura no UOL Música Deezer.

Concebida pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, a exposição comemora os 20 anos do programa apresentando objetos de cena, fotografias e figurinos dos personagens, além de proporcionar uma experiência imersiva no Castelo.

A exposição

Uma grande porta de madeira recebe os visitantes no Castelo Rá-Tim-Bum. O já conhecido porteiro lança o desafio antes de permitir a entrada e dizer "plift ploft still, a porta se abriu". Se isso já emociona e traz nostalgia aos fãs da série, é apenas o começo. 

Roseane Aguirra/UOL
Gato Pintado em sua poltrona da biblioteca
Com interações a cada espaço, os visitantes vão caminhando por ambientes como o saguão de entrada, onde está a árvore e a cobra Celeste – e onde é possível andar ao redor da árvore e subir as escadas; a cozinha, com portinhas minúsculas de armário; a sala de música, onde é possível pedalar no piano; a biblioteca, onde está o Gato Pintado e pilhas de livros; o quarto da tia Morgana, onde é possível ouvir histórias e tirar fotos com a gralha Adelaide; o laboratório do Tibio e Perônio; a sala da lareira, com as engenhocas do Dr. Vitor; o lustre do castelo, onde moram as fadas Lana e Lara; além do ninho onde os passarinhos tocam um instrumento musical a cada capítulo.

Além destes, há ainda um espaço dedicado ao monstro Mau, outro dedicado ao Etevaldo, à Caipora, e como não poderia faltar, ao vilão Dr. Abobrinha, logo perto da saída. Os fãs terão inúmeros motivos para perder a noção do tempo dentro do museu, relembrando cada esquete, cada brincadeira e personagem.

Roseane Aguirra/UOL
A biblioteca do Castelo Rá-Tim-Bum, com a cadeira original usada nas filmagens
Em todos os ambiente, música e imagens da série complementam as peças expostas. Músicas como "Lavar as Mãos", de Arnaldo Antunes; "Banho é Bom" do ratinho; ou até mesmo "Somar é Legal", do grupo Dedolândia, são ouvidas nos espaços.

Um dos destaques é a parede que gira e dá acesso ao quarto do Nino, ao lado da árvore central. Na exposição, o público também poderá sentar-se no banco e girar, sob o comando da monitoria do museu, para dentro do quarto, assim como Nino fazia.

Depois de um público de mais de 400 mil visitantes em São Paulo, a mostra faz temporada no CCBB-RJ até dia 11 de janeiro de 2015. A última exposição que o espaço recebeu foi a recém-encerrada mostra "Picasso e a Modernidade Espanhola", que atingiu a marca de 620 mil pessoas.

Serviço
"Castelo-Rá-Tim-Bum – Exposição"
Quando: 
12 de outubro de 2015 a 11 de janeiro de 2016. Visitação: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas
Onde: CCBB - Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Quanto: Entrada franca
Mais informações: (21) 3808-2020