Topo

O que Winston Churchill faz ao lado de Erico Verissimo em zine literário?

Rodrigo Casarin

29/09/2017 15h02

"E aqui devo avisá-los que, a fim de enganar e desconcertar o inimigo, bem como de exercitar nossas forças, haverá muitos alarmes falsos, muitas simulações e muitos ensaios gerais. Nós mesmos podemos ser objeto de novas formas de ataque por parte do inimigo. A Grã-Bretanha pode suportar".

Com o excerto acima, retirado do discurso "A Hora do Nosso Maior Esforço Está Próxima", Winston Churchill estará na próxima edição de Mó, publicação trimestral da editora Lote 42. Zine que a cada número traz uma temática diferente, desta vez o que norteará os textos será o Mistério.

O Mó, que trabalha apenas com escritos de autores mortos, trará nessa próxima edição nomes como Douglas Adams, George Perec, Daniel Piza e Lúcia Machado de Almeida, além de trechos retirados de títulos renomados, como "O Exorcista", de William Blatty, "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, e "Um Certo Capitão Rodrigo", de Erico Verissimo. Mas o que Churchill, primeiro-ministro à frente do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, faz ao lado de gente do calibre de Perec, Adams e Verissimo?

Além de reconhecido estadista, um dos políticos mais importantes do Século 20 e grande fã de charutos (inclusive batiza um tipo do fumo que apreciava), Churchill também foi bastante incensado por conta de seus escritos, especialmente os discursos. Prova disso veio em 1953, quando levou o Nobel de Literatura para casa, com a Academia Sueca exaltando sua "maestria na descrição histórica e biográfica, bem como sua brilhante oratória em firme defesa dos valores humanos". A nomeação de Churchill, claro, é um dos argumentos utilizados por quem acredita que em muitas situações a escolha do Nobel tem mais a ver com política do que com arte.

Laura Teixeira

A cada edição o Mó também muda o artista que assina suas ilustrações. Dessa vez, quem cuidará dos desenhos do zine, alguns cedidos para este post, será Laura Teixeira, autora de "Pássaro-desenho" e "Bolinha Branca", publicados pela Mov Palavras. São delas também, dentre outros, as ilustrações de "Pornô Chic", livro de Hilda Hilst publicado pela Biblioteca Azul. Laura ainda colabora com diversos jornais e revistas de circulação nacional.

Lançada em 2014, Mó já foi ilustrado por gente como João Montanaro e Powerpaola e tratou até aqui de seis outros temas: Apocalipse, Brasil, Viagem, Tesão, Loucura e Ódio. O zine custa R$12 e pode ser comprado em feiras de publicações independentes que a Lote 42 participa, como a Tinta Fresca e a Miolo(s), na Banca Tatuí – tanto no site quanto na banca física – e em lugares como a Galeria Hipotética, a Instante do Leitor, a Ponto Aurora e a Literacia.

ME ACOMPANHE TAMBÉM NO FACEBOOK E NO TWITTER.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.