Topo

Rodrigo Santoro e Kleber Mendonça Filho escolherão os indicados ao Oscar

Angelo Pastorello/Divulgação
Imagem: Angelo Pastorello/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/06/2017 16h31

A Academia bateu mais um recorde ao anunciar nesta quarta-feira (28) que convidou 744 novos membros, quase 100 pessoas a mais que no último ano, responsáveis por escolher os indicados ao Oscar 2018. Entre os escolhidos estão os brasileiros Rodrigo Santoro ("300" e "Westworld") e o diretor Kleber Mendonça Filho ("O Som ao Redor" e "Aquarius").

"É muito gratificante para mim. Este reconhecimento é resultado de uma longa e contínua jornada de trabalho. Não viso essas inclusões, mas é inegável que foi uma grande satisfação ter meu nome incluído na Academia mais significativa da indústria cinematográfica mundial", diz Santoro ao UOL, por meio de seu empresário.

Dentre o grupo, 39 por cento são mulheres (aumento de 11 por cento em relação ao evento de 2016) e 30 por cento, negros. Segundo a Academia, o número de negros convidados aumentou 331 por cento de 2015 a 2017. No mesmo período, a quantidade de mulheres subiu 369 por

O protesto #OscarsSoWhite, no último ano, foi o responsável por remodelar os bastidores da maior premiação do cinema, que há anos é alvo de críticas sobre a participação de mulheres, minorias raciais e artistas internacionais.

O cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho ("Carandiru", "Central do Brasil"), e o diretor Cacá Diegues ("Bye Bye Brasil" e "Tieta do Agreste") também representam o Brasil entre os membros da Academia.

O Oscar 2018 será realizado no dia 4 de março.