Topo

Quer provar o pão de viagem de O Senhor dos Anéis ou a cerveja amanteigada de Harry Potter? Autora ensina a fazer

Rodrigo Casarin

31/01/2017 14h29

Foto de orelha

– Basta, basta! – gritaram os elfos rindo.
– Você já comeu o suficiente para um dia longo de marcha.
– Pensei que era apenas um tipo de cram, semelhante àquele que os homens de Valle fazem para levar em viagens e lugares desertos, disse o anão.
– E é – responderam eles. Mas nós o chamamos de lembas ou pão de viagem, e é mais nutritivo que qualquer comida feita pelos homens, e mais saboroso que o cram, pelo que todos dizem.

Ficou com vontade de provar a tal lemba ou pão de viagem que aparece em "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien? Denise Godinho ensina como fazer. A garota é autora do livro "Capitu Vem para o Jantar", lançado pela Verus, que reúne diversas receitas literárias. Estão ali, por exemplo, as clássicas madeleines de "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust, o arroz-doce de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Jorge Amado, e até a cerveja amanteigada de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", de J. K. Rowling.

A ideia de começar a registrar receitas que aparecem em livros surgiu quando Denise releu "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e ficou encucada com Bentinho oferecendo uma cocada à sua amada um pouco antes de ir para o seminário. Por que aquele doce? Desde então, a autora passou a tentar reproduzir os pratos e bebidas que encontrava em suas leituras.

Em algumas oportunidades, como no livro de Jorge Amado, a receita já aparece no próprio texto original, em outras, no entanto, a cozinheira literária realiza pesquisas para descobrir como os quitutes eram feitos na época que seus autores viveram e ambientaram as histórias. Um exemplo? A própria cocada de Machado, que provavelmente seria encorpada e adoçada com mel de rapadura, já que no século 19 o leite condensado era caro e raro no Brasil.

Há quase três anos que Denise vem reunindo lanches, pratos, doces e bebidas em um blog homônimo ao livro, que traz 35 receitas. Além das já citados, ainda é possível aprender a fazer os ovos benedict de Hunter Thompson, o bolinho de limão de "O Grande Gatsby", de Scott Fitzgerald, a berinjela recheada de "O Amor nos Tempos de Cólera", de Gabriel García Márquez, o ragu de "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e até a paella de "Por Quem os Sinos Dobram", de Ernest Hemingway.

Dentre as receitas mais contemporâneas temos ainda o bufrito de "Quem é Você, Alasca?", de John Green, o sanduíche de pasta de amendoim e banana de "Percy Jackson", de Rick Riordan, e a pizza margherita de "Comer, Rezar, Amar", de Elizabeth Gilbert. Já entre as mais singelas, o boilermaker, de Charles Bukowski, se destaca. Eis o passo a passo dela: você vai precisar de 50ml de uísque e um copo de cerveja; beba todo o uísque de uma vez e, na sequência, curta a cerveja. Bem a cara do velho Buk.

lembas

E aqui, também, como fazer o pão de "O Senhor dos Anéis":

Ingredientes:
1 xícara (chá) de mel
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
6 xícaras (chá) de farinha de trigo
Suco de meia laranja
Canela em pó a gosto
Dica: se quiser, acrescente amêndoas picadas

Modo de preparo: mistures todos os ingredientes e sorve com a mão até a massa desgrudar dos dedos. Com um rolo, estique a massa e a corte em quadrados. Cubra uma forma com papel-manteiga e posicione os pães separados uns dos outros, pois eles vão crescer. Leve ao forno em temperatura média por cerca de 40 minutos. Sirva ainda quente.

Rendimento: 8 lembas médias.

capitu jantar

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.