Topo

Harry Dean Stanton, ator de "Paris, Texas" e "Twin Peaks", morre aos 91

Harry Dean Stanton - Divulgação
Harry Dean Stanton Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/09/2017 20h08

Harry Dean Stanton, ator de personagens solitários e marcantes em filmes como "Paris, Texas", "Alien" e "Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer" morreu na noite desta sexta (15). As causas da morte não foram divulgadas. Ele tinha 91 anos.

 Citado pelo site "Hollywood Reporter"o agente do ator, John Keller, disse apenas que ele morreu em paz no hospital Cedars-Sinai em Los Angeles, nos Estados Unidos, 

Em mais de 60 anos de carreira, Stanton tem uma extensa currículo de filmes, tendo trabalhado com diretores como Ridley Scott ("Alien"), John Carpenter ("Fuga de Nova Iork"), Francis Ford Coppola ("O Fundo do Coração"), Wim Wenders ("Paris, Texas"), Martin Scorsese ("A Última Tentação de Cristo") e David Lynch ("Perto do Coração Selvagem" e "Uma História Simples").

O ator também brilhou em trabalhos na televisão, como o assustador e autoproclamado profeta mórmon Roman Grant na série "Big Love" (HBO) e em duas temporadas da série "Twin Peaks", em 2014 e 2017. A parceria com David Lynch rendeu outros tantas participações em filmes como Straight Story (1999) e Inland Empire (2006). Stanton também disse também ter recusado o papel de um assassino serial no clássico "Veludo Azul".

Stanton também era um grande amigo de Jack Nicholson, com quem dividiu um apartamento nos anos 1960. Os dois contracenaram juntos pela primeira vez em "A Vingança de um Pistoleiro" (1966), cujo roteiro também é de Nicholson. Stanton sempre contou ter aprendido sobre a "atuar naturalmente" da sua experiência com o colega. 

Harry Dean Stanton nasceu em 14 de julho de 1926 em West Irvine, no estado do Kentuchy. Filho de um fazendeiro e barbeiro e de mãe cabeleireira, serviu à Marinha como cozinheiro de um navio durante a Segunda Guerra e esteve na Batalha de Okinawa. Ele estudou jornalismo e rádio na Universidade do Kentuchy. Desde 2011, a cidade de Lexington, no seu estado natal, sedia o Harry Dean Stanton Festival.

Stanton nunca foi casado, embora, em entrevista à "Variety", tenha dito que tinha "um ou dois filhos".