Topo

Disney é acusada de ter roubado roteiro para a saga "Piratas do Caribe"

Jack Sparrow em cena de Piratas do Caribe (2003 a 2017) - Reprodução
Jack Sparrow em cena de Piratas do Caribe (2003 a 2017) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/11/2017 22h19

Uma ação movida pelos escritores Arthur Lee Alfred II e E. Ezequiel Martinez Jr. e a produtora Tova Laiter acusa a DIsney de "violação intencional da expressão original dos direitos dos cenários, do diálogo, dos personagens e de uma sequência de eventos contida em um roteiro de especificações original intitulado 'Piratas do Caribe'".

O precesso ainda aponta que Laiter apresentou o referido roteiro em agosto de 2000 para o executivo da empresa, Brigham Taylor.

Segundo os acusadores, Taylor disse que o roteiro não seria usado e foi apenas devolvido dois anos depois, quando a Disney já estava produzindo "Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra", que chegou aos cinemas em 2003.

A ação afirma que o primeiro capítulo da franquia contém "similaridades" com o roteiro feito pelo trio e que tais coincidências seguiram pela franquia toda.

"Os temas, o enredo, vários personagens e os diálogos do script, alguns praticamente verbais, foram copiados pelos requeridos em 'Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra', e em cada sequência subsequente, incluindo o lançamento deste ano 'Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar'", afirma o terno.

A franquia é uma das principais forças da Disney. Em cinco filmes, a empresa arrecadou apenas nas bilheterias mundiais mais de US$ 4 bilhões.