Topo

"Thriller", de Michael Jackson, bate recorde com 33 mi de cópias vendidas

Cena do videoclipe "Thriller", de Michael Jackson, dirigido por John Landis - Divulgação
Cena do videoclipe "Thriller", de Michael Jackson, dirigido por John Landis Imagem: Divulgação

De Nova York (EUA)

16/02/2017 17h03

O lendário álbum de Michael Jackson, "Thriller", alcançou, nesta quinta-feira (16), um novo recorde ao atingir a marca de 33 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos desde seu lançamento em 1982.

A RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América) anunciou a cifra recorde alcançada pelo disco um ano após começar a ser divulgado on-line.

"Thriller", que conta com alguns dos maiores sucessos da história como "Beat It" e "Billie Jean", parece estar perto de perder sua coroa como o álbum mais vendido de todos os tempos.

O disco foi lançado durante uma época de ouro para a comercialização da música, estimulada pela promoção de produções no canal MTV.

As vendas do álbum caíram na última década, em paralelo com o desenvolvimento da divulgação da música on-line, embora os lucros da indústria musical tenham se recuperado com a ascensão das plataformas de streaming, como o UOL Música Deezer.

O segundo disco mais vendido na história dos Estados Unidos é "Their Greatest Hits (1971-1975)" do Eagles, com 29 milhões de cópias.

Os herdeiros de Michael Jackson afirmam que "Thriller" vendeu mais de 105 milhões de cópias em todo o mundo, apesar das cifras globais ainda serem difíceis de quantificar.

O álbum "Bad" (1987), também de Michael Jackson, vendeu 10 milhões de cópias, revelou a RIAA.