Topo

Passando o chapéu: cinco financiamentos coletivos que valem seu dinheiro

Rodrigo Casarin

16/09/2017 10h33

Uma ideia que pede algum dinheiro ao público para que possa ser executada e, em troca, recompensa seus financiadores de diversas formas. Resumidamente, é essa a proposta dos financiamentos coletivos, que surgiram por aqui com força há alguns anos e se estabeleceram como uma boa via para quem precisa de recursos para concretizar seus projetos. Veja aqui cinco iniciativas que buscam por apoio e que, na minha visão, valem ao menos sua atenção (e, quem sabe, seu dinheiro):

Kung Fu Ganja: Davi Calil é o autor de "Uma Noite em L'Enfer", publicada pela Mino, uma das HQs mais divertidas e bonitas que já li. Agora, o artista passa o chapéu para lançar a versão impressa de "Kung Fu Granja" (desenho acima), webcomic que nasceu em 2016. A história, que acompanha o garoto Juan Xin Cai, se passa na China medieval, onde, em uma fazenda, plantas com poderes mágicos são cultivadas. Veja mais aqui.

Saudades: Histórias como "Bambi" e "Up – Altas Aventuras" servem de inspiração para Mel e Phe em "Saudades", narrativa sobre uma família que encontra um cervo ferido e resolve levá-lo para casa. A obra também dialoga com um caso pessoal: há alguns meses a dupla resgatou Barney, cão de rua que havia sido atropelado – depois de receber os cuidados necessários, hoje o animal está bem. Os traços ternos de Mel e Phe devem casar perfeitamente com um quadrinho que fala sobre a relação entre homens e seus pets. A promessa é que parte do dinheiro arrecadado ainda seja revertido para ajudar animais que sofrem maus tratos. Veja mais aqui.

Rascunho: Jornal literário independente com mais de 17 anos de história – o que, convenhamos, é um feito enorme no Brasil -, o Rascunho busca por apoio para crescer e continuar publicando ensaios, resenhas, entrevistas e textos, muitas vezes inéditos, de ficção. Endossam a campanha grandes nomes de nossas letras, como Milton Hatoum e João Carrascoza. Veja mais aqui.

Anuí: Era para ser um livro infantil, mas agora busca por apoio para virar uma HQ. A narrativa de Lelis traz uma garota que vive no sertão mineiro e só dorme ouvindo a melodia que sai de sua caixinha de música. Quando a caixa quebra, a menina passa a perturbar toda a cidade para que encontrem um jeito de arrumar seu precioso bem e a esperança é que um velho rabugento consiga dar um jeito no aparelho. "Anuí" promete falar sobre sentimentos como solidão, amor e saudade. Veja mais aqui.

Você é Feminista e Não Sabe: O canal de Youtube "Você é Feminista" traz diversas entrevistas de mulheres falando sobre diferentes aspectos do feminismo e refletindo sobre questões de gênero. Agora, 15 desses diálogos estão para ser transformados no livro ilustrado "Você é Feminista e Não Sabe". Dentre os papos que serão transpostos para o papel estão as conversas com Djamila Ribeiro, Manuela D'Avila e Laerte Coutinho. Veja mais aqui.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.