Topo

Os 5 melhores monstros gigantes da história do cinema

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/10/2017 04h00

Monstros gigantes são parte essencial da história do cinema desde 1933, quando King Kong espalhou o caos por Nova York pela primeira vez.

Desde então, o gênero "metrópole inocente sendo destruída por monstruosidade descabida" alternou entre décadas em evidência e na surdina - mas esteve sempre presente no imaginário do público. Afinal, há algo de muito satisfatório em ver arranha-céus fictícios serem reduzidos a pó.

UOL Jogos resolveu listar nossos monstros gigantes favoritos. Quais são os seus?

  • Reprodução

    Leatherback

    O mais imponente dos kaiju de "Círculo de Fogo", a ode aos monstros gigantes de Guillermo del Toro, Leatherback representa a insignificância da humanidade perante ameaças vindas do além. Uma de suas características mais notáveis é a inteligência durante a batalha: o monstro prefere se esconder e atacar no momento mais oportuno, ao invés de simplesmente destruir tudo ao seu redor.

  • Reprodução

    Behemoth

    A criatura descrita apenas como Behemoth aparece por apenas alguns segundos no final de "O Nevoeiro", adaptado da obra de Stephen King, mas merece menção na lista pelo horror que representa.

    Inspirada pelas páginas de Lovecraft, a monstruosidade caminha lentamente em meio à névoa e exibe centenas de membros que se movimentam de maneira caótica. Sem propósito aparente, ela ignora completamente os protagonistas em uma das cenas mais aterradoras e fascinantes do cinema, mas passa uma mensagem bem clara: vocês estão ferrados.

  • Reprodução

    Clover

    Imbatível em termos de feiura, o monstro que leva Nova York a ser varrida do mapa em "Cloverfield - Monstro" apresentou ao gênero um nível completamente novo de terror.

    No filme, além de destruir tudo ao seu redor na superfície de Manhattan, a criatura ainda solta parasitas capazes de perseguir humanos que estão escondidos nos túneis do metrô. Tudo isso fica ainda mais assustador pelo fato do filme tomar a perspectiva das lentes da câmera de um dos protagonistas.

  • Reprodução

    King Kong

    O inesquecível gorila que abriu caminho para todos os outros monstrões no cinema tem lugar cativo nesta lista.

    Apesar de sua força descomunal e de sua aparência assustadora, King Kong é, na verdade, um herói trágico: incompreendido, ele despenca do Empire State após tentar salvar Ann Darrow, a jovem beldade que tinha sido oferecida como sacrifício na Ilha da Caveira. (Em algumas versões da história, porém, ele é só um gorilão que curte quebrar coisas mesmo.)

  • Reprodução

    Godzilla

    Seja nos filmes originais japoneses ou nas adaptações ocidentais, Godzilla é incontestavelmente o maior dentre os maiores monstros do cinema. Sua história de origem varia de uma versão para outra, mas, em geral, ele é representado como uma criatura pré-histórica afetada por radiação nuclear que só conhece a violência.

    Ele é tão celebrado que tem uma estrela com seu nome na Calçada da Fama, em Hollywood. E até hoje aparece em filmes muito bons: o recente "Shin Godzilla", do mesmo diretor de "Neon Genesis Evangelion", é imperdível para fãs do gênero.