Topo

"Só nós sabemos a importância de idosos em novela", diz Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro como a mística Mercedes, de "O Outro Lado do Paraíso" - Raquel Cunha / TV Globo
Fernanda Montenegro como a mística Mercedes, de "O Outro Lado do Paraíso" Imagem: Raquel Cunha / TV Globo

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

11/12/2017 04h00

Uma aura de santidade e muitos mistérios envolvem a mística Mercedes, personagem de Fernanda Montenegro em “O Outro Lado do Paraíso”. Ela usa de seu dom para aconselhar pessoas, principalmente Clara (Bianca Bin) e Josafá (Lima Duarte), a seguirem o melhor caminho. Atuando com maestria, Fernanda Montenegro é grata a Walcyr Carrasco pela oportunidade de que o autor dá a atores veteranos em suas novelas.

“O Walcyr é um novelista de primeira e escreve para todas as idades. Não são todos que dão oportunidades para velhos, sempre tem uma avó ou outra apenas. Uma novela que tem Lima Duarte, Laura Cardoso, Nathalia Timberg e eu, que juntos temos uns 500 anos, é para refletir. Somos atores sólidos, veteranos da dramaturgia e vocês não fazem ideia da importância de ter todos esses atores juntos”, emociona-se a atriz, aos 88 anos, em entrevista ao UOL.

Contracenar com Lima Duarte é um prazer para Fernanda Montenegro. Amigos de longa data, a parceria entre Josafá e Mercedes tem rendido elogios da crítica. “Eu amo tanto ele, é um ator tão completo. E o que dizer da Nathalia e da Laura? Esse elenco é um ganho muito grande para nós atores, é uma troca de experiência. Eu tenho outros amigos idosos e falamos da necessidade de ter elenco veterano na televisão porque sabemos da importância, e em uma novela das nove ainda por cima”, elogia.

Acordo com a morte

Em uma das cenas mais marcantes de “O Outro Lado do Paraído, Mercedes fez acordo com a “morte” para salvar a vida de Josafá: oferece metade de seu tempo de vida para o amigo não ser "levado". Tudo isso em um monólogo arrepiante que fez o público “reverenciar” a dama da TV brasileira.

“Me preparei como se fosse para atuar em um longa. Eu atuei como se a morte fosse uma plateia. E tudo contribuiu. Foi um texto muito bem escrito, com ótima direção, com pessoas maravilhosas em volta porque ninguém faz nada sozinho. Além da cenografia linda e uma atriz que se entregou. Eu sabia da complexidade que seria essa cena. E eu ganhei da morte. O Josafá não morreu”, conta.

A atriz de 88 anos, homenageada da Comic Con Experience, evento de cultura nerd - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
A atriz de 88 anos, homenageada da Comic Con Experience 2017, evento de cultura nerd
Imagem: Mariana Pekin/UOL
Cena favorita 

Aos 70 anos de carreira, a atriz coleciona trabalhos memoráveis no cinema e na TV. Questionada se tem alguma cena favorita entre tantas, Fernanda cita um dos trabalhos mais reconhecidos pelo público: a cena em que os personagens dela e de Paulo Autran (1922-2007) jogam comida um no outro em “Guerra dos Sexos”, de 1983.

“Já fiz várias novelas, mas essa cena escrita pelo Silvio de Abreu foi muito importante para mim porque eu e o Paulo sempre queríamos trabalhar juntos. E esse trabalho nos uniu para sempre”, diz ela, que também comentou sobre os quase 20 anos do filme “Central do Brasil”, longa que lhe rendeu indicação ao Oscar por Melhor Atriz.

“Foi um filme muito bonito e com força. Um trabalho muito lindo que pude participar. E quis o destino que eu fosse indicado ao Oscar, não ganhei, mas só de estar ali foi uma honra”.

Homenagem nerd

Homenageada do ano pela CCXP 2017 (Comic Con Experience), maior evento de cultura pop da América Latina, a atriz foi abraçada pela comunidade geek.

Ao subir no palco, Fernanda se emocionou e pareceu surpresa com a recepção. “Eu não esperava aquela plateia imensa gritando meu nome. Fiquei tocada até pela idade do público e pela minha idade. E saber que essa moçada veio aqui me ver com 88 anos de idade, nem tudo está perdido nesse mundo”, afirma ela, que fez sua estreia no evento.

“Sou de uma outra época. E estar naquele palco foi maravilhoso, como se estivesse no teatro, que é a hora que vemos a reação do público. Fiquei muito honrada e feliz”..