Topo

Saída de diretor de "Star Wars" era especulada desde flop nos cinemas

O diretor Colin Trevorrow enfrneta problemas desde que lançou "The Book of Henry" - Reprodução
O diretor Colin Trevorrow enfrneta problemas desde que lançou "The Book of Henry" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 11h09

A saída do diretor Colin Trevorrow da franquia “Star Wars” pegou o grande público de surpresa, mas já vinha sendo especulada por veículos especializados e fãs da saga criada por George Lucas há meses. Mais especificamente, desde junho, quando o cineasta lançou “The Book of Henry”, filme independente que foi massacrado pela crítica.

Os comentários começaram logo após a exibição do filme no Festival de Los Angeles. A revista “Hollywood Reporter” questionou: “Nós que nos permitimos gostar da última trilogia ‘Star Wars’ podemos ficar temerosos com a ideia de um ‘Episódio 9’ dirigido por Trevorrow. A falta de graça de seu blockbuster ‘Jurassic World’ era uma coisa. Depois dessa quase catástrofe, ele realmente pode ficar responsável pelo destino dos Jedi?”

A ideia ganhou força – principalmente ao ser considerado que “Star Wars – Episódio 9” seria apenas o seu quarto filme de ficção para os cinemas.

Trevorrow conquistou elogios com seu primeiro longa, o independente “Sem Segurança Nenhuma” (2012) e pouco depois teve a sorte de ser escalado para comandar “Jurassic World”. O cineasta deu mais sorte ainda e o blockbuster arrebatou a bagatela de US$ 1,67 bilhão no mundo inteiro, o que o credenciou para entrar no universo “Star Wars”.

A falta de experiência de Trevorrow foi lembrada por vários veículos, incluindo a “Variety”: “Confiaram a Colin Trevorrow um legado com o qual as pessoas se importam, e elas têm o direito de escrutinar o que, exatamente, ele fez para ganhar a confiança delas. Elas têm o direito de dizer: se ele vai fazer isso, ele tem que melhorar”.

O site Vulture ainda apostou que Rian Johnson, diretor do “Episódio 8”, poderia se garantir no comando do “Episódio 9” caso seu filme fosse bem recebido após o lançamento, em dezembro deste ano.

“Johnson, querido dos fãs graças a filmes indie como ‘A Ponta de Um Crime’ e ‘Looper’, é um dos diretores mais empolgantes a conquistar uma chance em um filme desse porte recentemente, e o fato de ele estar tanto escrevendo como dirigindo significa que, se for um sucesso, ele pode se transformar em um herói nerd”, afirmou um artigo, concluindo que “não é difícil imaginar um movimento para que ele tenha algum envolvimento com o ‘Episódio 9’”.

É pouco provável, porém, que o público descubra o que exatamente levou a LucasFilm a dispensar Trevorrow. Em comunicado oficial, o estúdio alegou "diferenças criativas". "Lucasfilm e Colin Trevorrow escolheram mutualmente seguir outros caminhos em 'Star Wars: Episódio 9'. Colin tem sido um colaborador maravilhoso no processo de desenvolvimento, mas chegamos à conclusão que nossas visões no projeto diferem. Desejamos a Colin o melhor. Divulgaremos novas informações sobre o filme em breve".

Ainda não foi anunciado um novo diretor para o filme, previsto para 2019.