Topo

15 maneiras de sobreviver quando você está com sono no trabalho

Veja como driblar a canseira no escritório - Getty Images
Veja como driblar a canseira no escritório Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

12/01/2018 04h00

Sorte que não costuma ser todo dia, mas quando bate aquele sono quase incontrolável no trabalho, a única coisa que parece conseguir nossa atenção é o relógio -- ô vontade de chegar logo o momento de ir para casa!

Trabalhar com leseira é desconfortável, piora o rendimento, atrasa o raciocínio, derruba a concentração, deixa o humor mais "sensível" (pra não dizer insuportável) e pode provocar, inclusive, acidentes, dependendo da sua área de atuação.

Pensando nessas horas que parecem não ter fim, reunimos 15 alternativas eficientes para espantar o sono:

Veja também

Movimente o corpo

Talvez a dica mais importante seja: oxigene o cérebro e produza endorfina, algo que se consegue com exercícios físicos. Mas nem precisa de academia -- basta colocar o corpo em movimento. Caminhe pela sala, dê um pulo na copa, vá ao banheiro. Se houver área ao ar livre, aproveite para uma caminhada rápida. Alongue-se! Qualquer movimento vai fazer com que seu cérebro seja oxigenado e com que sejam liberadas substâncias estimulantes (como a endorfina), mantendo você com mais atenção.

Vá para um lugar iluminado

A sonolência pode ser provocada pela baixa iluminação. Por isso, procure um local com bastante luz. Se você trabalha com laptop, busque um espaço perto de uma janela. Outra dica é recorrer a luminárias.

Exercite a respiração

Experimente fazer um minuto de respirações aceleradas, inspirando e exalando rapidamente (em menos de meio segundo). Em seguida, volte a respirar bem devagar, aproveitando a musculatura do diafragma para que sua respiração se torne mais profunda. A oxigenação cerebral costuma mudar sua concentração e disposição para o trabalho. 

Beba água 

Manter o corpo hidratado é importantíssimo -- se tomar algo em torno de oito copos de água ao longo do dia, vai conseguir aliviar parte dos efeitos do cansaço, principalmente se estiver com dor de cabeça. Além disso, lavar o rosto com água fria ajuda a estimular a circulação sanguínea na região e na cabeça, melhorando a oxigenação. 

Anote tudo

Quando estamos cansados, a memória de curto prazo tende a falhar bastante -- tanto que é possível esquecer algo que aconteceu no mesmo dia. Para garantir que as informações não fiquem somente na sua cabeça e se percam, crie o hábito de anotar tudo: tarefas, compromissos e reflexões. A simples atitude vai ajudar a ficar mais alerta.

Mude de atividade

Caso sua tarefa do momento esteja monótona, tente fazer outra coisa. Comece alguma obrigação diferente ou retome aquela que estava pendente. Você também pode tirar alguns minutos para o "ócio criativo", como ler sobre um assunto que lhe interessa (e que não tenha a ver com o trabalho) e ganhar conhecimento enquanto luta contra o sono.

Faça pausas e alterne tarefas

Organize seu trabalho em etapas e preveja pausas. É uma forma de sair do piloto automático que reforça o sono. Um bom cálculo é adotar intervalos de 5 a 8 minutos a cada 40 ou 50 trabalhados. Para despertar mais, alterne tarefas. Isso aumenta a produtividade. 

Estimule o olfato

Estimular os sentidos, principalmente o olfato, também é uma forma muito rápida de despertar o cérebro. Sentir o cheiro de substâncias estimulantes, como café e hortelã, anima a mente. Recorra a óleos essenciais: aplique algumas gotinhas na palma das mãos, esfregue-as e sinta o cheirinho -- o de hortelã-pimenta é bem eficiente.

Uma postura correta pode ajudá-la a não sucumbir ao cansaço - Getty Images - Getty Images
Uma postura correta pode ajudá-la a não sucumbir ao cansaço
Imagem: Getty Images

Faça o ritual do chocolate

Pegue uma barrinha, abra, sinta seu aroma, observe cada detalhe. Coloque um pedaço na boca e deixe-o derreter e finalmente o engula de maneira lenta, sentido cada etapa do processo. O chocolate amargo é o mais recomendado para agir como estimulante e "acordar" o cérebro. 

Sente-se direito

A má postura reforça a sensação de sono. Se "largar" na cadeira, como se estivesse no sofá de casa, é uma armadilha. Por isso, acomode-se corretamente no encosto da cadeira e siga todas as regrinhas de ergonomia que aprendeu na vida.

Tome café

A bebida não poderia ficar de fora da lista, mas se você sabe que o dia será puxado, opte por consumi-la logo pela manhã e evite as várias xícaras durante o dia -- muita cafeína também pode provocar indisposição. Assim como o café, chá preto, guaraná, chá de gengibre e mate são poderosos estimulantes.

Ouça músicas estimulantes

Ligue a playlist que você ouve para fazer exercícios, coloque o fone e tente se concentrar na música. Pode ser uma boa motivação para enfrentar o trabalho.

Fique em silêncio

Outra alternativa é tentar relaxar, ficando em silêncio -- meditando, se possível. Se não souber como, procure vídeos e áudios que te guiam na prática.

Descanse por um momento

Tente relaxar com um pouco mais de "intensidade". Avise aos colegas para não incomodarem. Coloque fones de ouvido com uma música suave de aproximadamente 5 minutos. Feche os olhos, deixe as mãos apoiadas sobre as pernas e respire lentamente enquanto curte a música até o fim.

Em último caso, cochile

Se nada der certo, admita que precisa cochilar. Poucos minutos podem ser suficientes. Porém, se tiver como, prolongue por até 30 minutos -- melhor se for durante a hora do almoço. Se o sono vier no meio da tarde, admita que é disso que necessita. Vale até a mesa de trabalho ou a cabine do banheiro para uma descansadinha. Só não perca a hora, hein?

 

Fontes: Antonio Prates, especialista em gestão humanizante e um dos criadores do canal Vida Com Método, no YouTube; Bruno Almeida, psicólogo e coach; Carla Salcedo, neuropsicóloga do espaço Vivacità; Luciane Cadan, life coach; Luciano Gomes dos Santos, parapsicólogo do Sistema Grisa e professor de psicologia social e de antropologia da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen; Marcus Marques, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Coaching; Valéria de Carvalho Fagundes, psicóloga, pesquisadora clínica em Neurologia e mestre em Gerontologia Biomédica; Vivian Barbosa, coach de autoestima e vida saudável do site ViviPraIsso.