Topo

Diretor de "Guardiões da Galáxia" alertava mulheres sobre Toback

 O diretor James Gunn já conhecia a má reputação de Toback, acusado de assédio por quase 40 mulheres - Edson Lopes Jr./UOL
O diretor James Gunn já conhecia a má reputação de Toback, acusado de assédio por quase 40 mulheres Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Do UOL, em São Paulo

22/10/2017 18h52

James Gunn, diretor de “Guardiões da Galáxia”, sabia bem da reputação de James Toback, acusado de assédio sexual por quase 40 mulheres -- e, durante anos, alertou outras pessoas sobre o comportamento do cineasta.

Em um texto publicado no seu Facebook neste domingo (22), Gunn contou que conheceu pessoalmente “no mínimo 15 mulheres” assediadas pelo diretor, que foi denunciado pelas vítimas em uma reportagem publicada pelo jornal “Los Angeles Times”.

Veja também

“Ele fez isso com três garotas que eu namorei, duas das minhas melhores amigas e uma mulher da minha família... duas vezes. Sim, ele a abordou duas vezes com a mesma cantada idiota, sem perceber que era a mesma pessoa. Isso sem falar nas muitas outras mulheres com quem conversei em festas ou jantares sobre as interações delas com Toback”, escreveu.

Sabendo disso, Gunn então começou a alertar outras pessoas a respeito do colega. “Eu fiz o que podia fazer no meu estado impotente: há 20 anos, venho falando de James Toback sempre que posso quando estou em um grupo de pessoas. Não podia impedi-lo, mas podia alertar as pessoas sobre ele”.

Segundo as denúncias do "Times", Toback atraía jovens atrizes que sonhavam em trabalhar em Hollywood e começava a usar uma linguagem de conotação sexual sob disfarce de um papel em um de seus filmes. Em seguida, ele começava a se masturbar na frente delas. 

 

Escândalo em Hollywood

As acusações contra Toback vêm na esteira de um grande escândalo envolvendo Harvey Weinstein. Um dos produtores mais poderosos de Hollywood, que levou ao Oscar filmes como "Shakespeare Apaixonado" e produziu clássicos modernos como "Cães de Aluguel", Weinstein, 65, tem sido alvo de acusações desde que o jornal The New York Times e a revista New Yorker publicaram reportagens com relatos das vítimas do executivo. As acusações incluem assédio, abuso sexual e estupro.

Responsável por algumas das campanhas mais agressivas em busca de estatuetas do Oscar, com mais de 300 indicações, desde a revelação dos casos Harvey foi expulso da Academia de Hollywood, do Bafta e do Sindicato dos Produtores, foi demitido de sua própria produtora e se tornou alvo de investigações policiais.

Entre as vítimas do produtor que vieram a público depois das reportagens estão nomes como Mira Sorvino, Rosana Arquette, Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie e Léa Seydoux. Depois das denúncias, a vencedora do Oscar Lupita Nyong'o também dividiu um relato de quando foi assediada pelo produtor, no início da carreira.