Topo

Godzilla, aranhas e até mulher mutante: Dez filmes com criaturas gigantes

Ainda bem que eles não existem... - Divulgação/Montagem
Ainda bem que eles não existem...
Imagem: Divulgação/Montagem

André Nery

Colaboração para o UOL

20/06/2017 04h00

Na última quinta-feira (15), estreou nos cinemas brasileiros “Colossal”, escrito e dirigido pelo espanhol Nacho Vigalondo, que mostra um inexplicável monstro gigante atacando Seul, na Coreia do Sul, e destruindo o que encontra pela frente. Ataques protagonizados por criaturas gigantescas são temas frequentes no cinema. Talvez, o mais famoso seja o clássico japonês “Godzilla” (1954). Abaixo, o UOL reúne essa e outras produções com roteiros que abordam gigantescos monstros.

Godzilla (1954)

Cena do filme "Godzilla", de 1954 - Reprodução - Reprodução
Testes nucleares acordaram o monstruoso "Godzilla", de 1954
Imagem: Reprodução

O filme do diretor Ishiro Honda mostra uma criatura gigantesca chamada “Godzilla” que ataca a cidade de Tóquio, no Japão. Com cerca de 50 metros de altura, o monstro é despertado após testes nucleares no oceano Pacífico. Além do tamanho e da força descomunal, “Godzilla” tem um sopro radioativo que usa para atacar a capital japonesa, destruindo o que encontra pela frente. Na época da produção, o Japão ainda se recuperava dos ataques com bombas nucleares lançados pelos EUA contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945.

“O Monstro do Mar” (1953)

Cena do filme "O Monstro do Mar” (1953) - Reprodução - Reprodução
A história do dinossauro lembra (e muito) a trama de Godzilla
Imagem: Reprodução

O clássico americano traz uma criatura chamada de redossauro, que é despertada do seu congelamento por um teste nuclear no Círculo Ártico. Após acordar, a criatura de nove metros de altura e 30 metros de comprimento cruza a costa leste da América do Norte e segue até a cidade de Nova York, onde gera pânico e destruição. A produção chegou a ser indicada em 1954 ao Prêmio Hugo, que premia as melhores produções de ficção científica.

“O Monstro Submarino” (1954)

Cena do filme "The Giant Behemoth" (1954) - Reprodução - Reprodução
Londres foi o pano de fundo para a história contada por Eugène Lourié
Imagem: Reprodução

Outro filme que traz uma criatura gigante que é despertada por testes atômicos. Dessa vez, o monstro ameaça Londres, capital inglesa. A produção de Eugène Lourié, mesmo diretor de “O Monstro do Mar”, teve as cenas de ação gravadas na Inglaterra, mas os efeitos de animação em stop-motion foram feitos em um estúdio de Los Angeles, na Califórnia. A animação contou com a supervisão de Willis O'Brien, que trabalhou em “King Kong” (1933). 

“Yongari: Monster from the Deep” (1967)

Cena do filme “Yongari: Monster from the Deep” - Divulgação - Divulgação
O diretor Kim Ki-duk apresenta a sinistra criatura que vivia nas profundezas da terra
Imagem: Divulgação

"Yongary", do diretor Kim Ki-duk, narra a história de uma criatura que vivia nas profundezas da terra. Ele acaba sendo despertada após a explosão de uma bomba experimental desencadear uma série de terremotos cujo epicentro se desloca em direção da Coreia do Sul. Quando os tremores param, Yongary surge e leva pânico a Seul, capital sul-coreana. O monstro ataca refinarias em busca de seu alimento preferido, o óleo. 

"D-War: Guerra dos Dragões" (2007)

Cena do filme "D-War: Guerra dos Dragões" - Divulgação - Divulgação
As criaturas conhecidas como Evil Imoogi não deram trégua para Los Angeles
Imagem: Divulgação

Baseado no folclore coreano, o filme do diretor Shim Hyung-rae mostra a batalha envolvendo criaturas conhecidas como Evil Imoogi em Los Angeles. Com a cidade californiana sendo destruída, o repórter Ethan Kendrick passa a investigar a origem desses monstros misteriosos. Ele acaba conhecendo Sarah, e os dois descobrem que precisam encontrar uma mulher portadora de um espírito específico para impedir que os Evil Imoogi se materializem e destruam a Terra.

“Alligator - O Jacaré Gigante” (1980)

Cena do filme "Alligator - O Jacaré Gigante" - Divulgação - Divulgação
11 metros de jacaré não é fácil para ninguém
Imagem: Divulgação

Baseado na lenda urbana de que aligátores (um parente do jacaré) viviam nos esgotos das grandes cidades americanas, essa produção do diretor Lewis Teague mostra um jacaré monstruoso que assola Chicago. O réptil teria ficado gigantesco por devorar carcaças de animais que continham hormônios e eram jogadas no esgoto da cidade por uma empresa farmacêutica. Devido à mutação, o jacaré atingiu 11 metros, mais parecendo um monstro pré-histórico.

“Círculo de Fogo” (2013)

Filme "Círculo de Fogo" - Divulgação - Divulgação
Guillermo del Toro foi sucesso de bilheteria com os Kaijus
Imagem: Divulgação

O cineasta Guillermo del Toro mostra monstros alienígenas gigantes, conhecidos como Kaijus, que surgem através de uma fenda interdimensional no fundo do Oceano Pacífico. Os humanos tentam combatê-los com um série de robôs também gigantescos, os Jaegers, que são controlados por duas pessoas. A produção teve um bom desempenho nas bilheterias na época, arrecadando US$ 407 milhões no mundo. 

“Malditas Aranhas” (2002)

Cena do filme "Malditas Aranhas!" - Divulgação - Divulgação
Medo de aranhas pode algo muito sério
Imagem: Divulgação

A produção do diretor Ellory Elkayem investe em um dos pesadelos do imaginário de milhares de pessoas que sofrem de aracnofobia. Uma mutação causada por um vazamento químico faz com que aranhas fiquem do tamanho de um carro. Elas aterrorizam uma pequena cidade no interior do estado do Arizona. O longa foi indicado em 2003 ao Prêmio Saturno de melhor filme de terror.

“O Ataque da Mulher de 15 Metros” (1958)

Cena do filme “O Ataque da Mulher de 15 Metros”  - Divulgação - Divulgação
Uma mulher entra em contato com um alienígena e fica enorme!
Imagem: Divulgação

Nathan Juran narra a história de uma mulher que fica gigante após contato com um alienígena. O mais curioso da história é que a mulher está bêbada e sai quebrando tudo pela cidade atrás de seu marido infiel. Apesar de ser considerado um dos piores filmes de ficção científica de todos os tempos, essa produção ganhou status de clássico com o passar dos anos.

“O Hospedeiro” (2006)

Cena do filme "O Hospedeiro" - Divulgação - Divulgação
Um dos filmes de monstros mais elogiados pela crítica
Imagem: Divulgação

Dirigido por Bong Joon-ho, a produção traz um monstro que emerge do Rio Han, na Coreia do Sul, depois que uma substância tóxica é despejada em suas águas. Em seguida, a criatura vira uma difícil ameaça ao atacar moradores locais. O longa teve uma recepção positiva de crítica, conquistando diversos prêmios, entre eles o de melhor filme asiático de 2007.