Topo

Morre ator que interpretava Tinky Winky no infantil "Teletubbies"

Do UOL, em São Paulo

23/01/2018 09h32

O ator e dançarino Simon Shelton, que ficou famoso por interpretar o alienígena roxo Tinky Winky no programa infantil "Teletubbies", morreu aos 52 anos. A informação foi confirmada pelo jornal britânico "Independent" nesta terça-feira (23). A causa da morte não foi revelada.

Shelton morreu quatro dias após fazer aniversário. O filho, Henry, prestou uma homenagem ao pai no Facebook:  "Eu perdi meu adorável pai na quarta-feira. Era o homem mais gentil e o amava mais do que tudo!".

"Tinha vergonha quando criança por ele ser dançarino e ator, mas hoje eu não poderia ser mais orgulhoso. Ele está num lugar melhor e sei que ele não gostaria de me ver triste. Por isso vou viver minha vida da forma como ele queria", completou.

O enterro está marcado para acontecer dia 7 de fevereiro no Bedford Crematorium, Reino Unido. A família fez um pedido especial para o velório como uma última homenagem: que as pessoas "usem roupas coloridas" para se lembrarem de Shelton. 

Teletubbie roxo: "Pensei que era um risco"

Simon Shelton era o teletubbies roxo no programa infantil produzido pela BBC - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Simon Shelton era o teletubbies roxo no programa infantil produzido pela BBC
Imagem: Reprodução/Instagram
Simon Shelton era um dançarino de balé profissional e por conta da profissão relutou em aceitar o papel para o programa infantil "Telettubies", da BBC, produzido no fim da década de 90 e transmitido no Brasil pela primeira vez pela TV Globo.

"Comecei minha carreira como dançarino e havia acabado de começar a trabalhar como coreógrafo. Pensei que era um risco, mas certamente valeu a pena", diz ele para o jornal "The Sun".

Ele lembrou, em entrevista para o tabloide, que recebia muitas cartas assinadas tanto pelas crianças quanto pelos pais. E brincou: "Acho que éramos como os Beatles da TV infantil". 

No infantil, o personagem causou polêmica por carregar uma bolsa. Shelton chegou a dizer que era bastante questionado sobre o gosto peculiar de Tinky Winky. "As pessoas sempre me perguntam se ele é gay. Mas o personagem foi feito para ter aproximadamente três anos, então essa é realmente uma pergunta idiota", explicou ele.