Topo

Site informa se seu filme favorito conta com acusados de assédio sexual

Imagem do site "Rotten Apples" - Reprodução
Imagem do site "Rotten Apples" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/12/2017 22h37

Desde que a caixa-preta do assédio sexual foi aberta em Hollywood, vários figurões considerados "intocáveis" foram acusados publicamente, entre eles o produtor Harvey Weinstein e o ator Kevin Spacey. Muitos fãs de cinema ficaram com pé atrás: como saber se o filme que gosto ou ao qual pretendo assistir conta com assediadores no elenco ou por trás das câmeras?

Se esse é um problema para você, ele acaba de deixar de existir. Um novo site, chamado "Rotten Apples" (referência ao agregador de resenhas "Rotten Tomatoes"), vem permitindo descobrir se há uma "ovelha negra" em filmes e programas de TV, baseado nas denúncias divulgadas nos últimos meses.

Como funciona: basta incluir o título da produção em inglês no campo de busca, e um banco de dados informa se nela há "fresh apples" ("maçãs verdes", ou seja, se ela é livre de denúncias) ou "rotten apples" ("maçãs pobres", se conta com pessoas denunciadas por abuso). O site cita nominalmente o envolvido, com o link da notícia sobre o assédio em questão.

Apesar de relativamente completo, o "Rotten Apples" tem lá suas limitações. Por exemplo: o produtor Andrew Kreisberg, alvo de denúncias, não é citado pela série "Supergirl", assim como o ator James Woods pela animação "Hercules" e o diretor Savino pela série animada "Loud House". A página, no entanto, permite que o internauta entre em contato e sugira mudanças e correções.