Topo

Star Wars ganha título em português e acaba com debate sobre último jedi

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 10h03

Acabou o debate em torno do mistério do título do novo Star Wars e "The Last Jedi". Em português, o filme ganhou o título de "Os Últimos Jedi".

Quando o título em inglês foi divulgado, no final de janeiro, surgiu a dúvida sobre o gênero desse último Jedi, já que o artigo "the" na língua inglesa não os distingue.

Na ocasião, no entanto, ficou de fora do debate a possibilidade de não ser ele nem ela, mas "eles" porque plural de Jedi é Jedi mesmo. 

Imagem revela o título do Episódio 8 de "Star Wars" em português: "Os Últimos Jedi" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
O novo filme será dirigido por Rian Johnson e seus acontecimentos ocorrem na sequência de "O Despertar da Força", quando a personagem Rey é mostrada usando a força em uma batalha de sabres de luz contra o vilão Kylo Ren (Adam Driver).

O elenco contará com Mark Hamill, Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Anthony Daniels, Gwendoline Christie e Andy Serkis. Os atores Benicio Del Toro, Laura Dern e Kelly Marie Tran também estarão no elenco.

A atriz Carrie Fisher, que morreu no dia 27 de dezembro, também estará no filme. Todas as cenas de Episódio VIII em que a personagem Princesa Leia aparece já foram gravadas. Ela também estava escalada para participar de Episódio IX, mas a Lucasfilm disse que não planeja recriar digitalmente a personagem.

"Os Últimos Jedi" tem previsão de estreia nos Estados Unidos para o dia 15 de dezembro de 2017.