Topo

O que o novo chefão do Oscar está fazendo para aumentar a diversidade?

John Bailey, o novo presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas - Todd Wawrychuk/AP
John Bailey, o novo presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Imagem: Todd Wawrychuk/AP

Do UOL, em São Paulo

15/08/2017 11h45

Em sua primeira entrevista, John Bailey, novo presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, instituição responsável por organizar o Oscar, comentou à revsita "Variety" sobre os avanços em deixar a premiação cada vez mais diversa e representativa.

Durante a entrevista, ele se ressentiu com o repórter após ele sugerir que a instituição estava passando uma mensagem errada ao eleger um homem branco de 75 anos para substituir a antiga presidente, Cheryl Boone Isaacs, uma mulher negra.

"O que você afirmou é uma bobagem", disse o novo presidente. "Nasci branco e não posso mudar o fato de ter 75 anos. É um fator limitante? Essa pergunta é estúpida. Me desculpe. O fato de eu ser um homem branco de 75 anos de idade significa que eu tenho uma posição definida contra a diversidade? Então, tivemos uma presidente afro-americana por quatro anos [Cheryl Boone Isaacs]. O próximo presidente passa a ser branco. Isso significa um retrocesso? Claro que não. Eu fiquei ressentido que você [jornalista] tenha sugerido isso. Vamos falar sobre diversidade e não do fato de eu ser branco e ter 75 anos", afirmou Bailey.

A ex-presidente Cheryl se viu envolvida em uma polêmica em 2016 por falta de representatividade negra entre os indicados, fato que foi remediado na edição deste ano. Já Bailey é membro da Academia há 14 anos e trabalhou como diretor de fotografia nos filmes "Gigolô Americano" (1980), "Feitiço do Tempo" (1993) e "Melhor é Impossível" (1997).

Em seguida, na entrevista, o presidente elencou diversos programas promovidos pela academia, com 70 estagiários, de várias etnias e muitas mulheres negras. Citou ainda o programa que pretende diversificar os integrantes da Academia até 2020. Lembrou ainda dos 770 novos membros incluídos no ano passado.

O presidente falou ainda sobre idade, citando o cineasta espanhol José Luis, de 79 anos. "Mais velho do que eu", frisou. "Ele tem mais de 155 créditos em filmes e está no nosso radar".

"Uma das coisas sobre o programa de diversidade não é apenas falar sobre jovens de diferente etnias, mas procurar pessoas estrangeiras", concluiu.